sábado, 2 de julho de 2005

REGINALDO GOMES NÃO QUERIA MUDANÇA DO REGULAMENTO ANTES. DEPOIS QUE SUA ESCOLA DE SAMBA FEZ DESFILE PARA FICAR EM PENÚLTIMA COLOCAÇÃO ONDE SERIA REBAIXADA, O REGULAMENTO FOI RASGADO DE ÚLTIMA HORA. REGINALDO GOMES DISSE QUE SE CONTINUASSE A HISTÓRIA DE NO GRUPO B TER 2 CAMPEÃS NÃO SUBIRIA NINGUÉM CONTRARIANDO O REGULAMENTO DA RIOTUR QUE PREVIA O ACESSO DE 2 ESCOLAS PARA O GRUPO A. (Acadêmicos do Cubango e Unidos de Padre Miguel). NOTA DO JULGADOR DE SAMBA-ENREDO JORGE SALOMÃO TINHA VAZADO ANTES NA INTERNET. O RESULTADO TAMBÉM TERIA SIDO DIVULGADO ANTES MESMO DA APURAÇÃO. PRESIDENTE DA CPI QUE TENTOU APURAR IRREGULARIDADES NO CARNAVAL DECLAROU QUE FALTA TRANSPARÊNCIA.

O regulamento do Grupo B ( As agremiações do Grupo Rio de Janeiro 1 ) prevê o acesso de duas escolas para o Grupo A. O regulamento do Grupo B foi ignorado pelo Presidente da LESGA .Reginaldo Gomes disse nem querer discutir o regulamento para benefíciar escolas menores. ANTES IRIA ATÉ NA JUSTIÇA p/não mudar REGULAMENTO.

Contudo a Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso) decidiu cancelar o rebaixamento ao fazer uma mudança de regulamento de última hora.

ANTES IRIA ATÉ NA JUSTIÇA p/não mudar REGULAMENTO:
- Não vamos abrir mão da nossa decisão de plenária, do nosso estatuto. Vou a qualquer esfera . Não queremos discutir o regulamento do Grupo B - disse Reginaldo.

DEPOIS
A Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso) decidiu cancelar o rebaixamento ao fazer uma mudança de regulamento de última hora.



LESGA FOI FUNDADA HÁ 6 MESES E RESOLVEU RASGAR O REGULAMENTO

Jornal Extra

Publicada em 26/02/2009 às 22:44

Cubango e Padre Miguel ganham o Grupo B, mas briga entre entidades pode fazer com que elas não subam
Leonardo Bruno - Extra

RIO - A confusão está formada no carnaval carioca. Ontem, na apuração do Grupo B, duas escolas foram campeãs: Acadêmicos do Cubango e Unidos de Padre Miguel. Mas elas ainda não podem comemorar. A Lesga, entidade que administra o Grupo A, diz que apenas uma agremiação vai subir. Já a Associação, que cuida do Grupo B, diz que o regulamento prevê a subida de duas escolas. Está formado o impasse, que provavelmente vai ser resolvido na Justiça.

Até o ano passado, sempre subiram duas escolas do Grupo B para o A (e desciam duas também). Há seis meses, a Lesga foi fundada e resolveu que apenas uma agremiação seria promovida. Mas o regulamento da Associação continuou prevendo duas. Essa briga se complicou ontem, quando Cubango e Padre Miguel venceram o Grupo B com pontuação máxima em todos os quesitos, sem possibilidade de desempate.

- Eles têm que desempatar de alguma forma. Se não tiver um critério de notas, que façam um sorteio. A Associação tem que indicar apenas uma escola. Caso continue com essa história de dizer que são duas campeãs, não sobe ninguém - diz Reginaldo Gomes, presidente da Lesga.

Walter Teixeira, presidente da Associação, diz que está cumprindo o regulamento.

- Eu não tenho nada a ver com os problemas da Lesga. A Riotur, que é quem contrata os nossos serviços, sabe que nosso regulamento previa o acesso de duas escolas para o Grupo A. Nós indicamos as vencedoras. Agora, se a Lesga não quer aceitar, a Riotur tem que resolver. Caso contrário, as escolas vão buscar seus direitos na Justiça - disse.


Lesga vira a mesa logo no primeiro ano
A Lesga assumiu os desfiles do Grupo A este ano, com o discurso de moralizar o julgamento. Mas logo em sua estreia já virou a mesa: antes mesmo da apuração, foi anunciado que nenhuma escola seria rebaixada.

- Tivemos problemas com verbas do governo do estado, que só chegaram hoje (ontem). Além disso, a primeira cota da Prefeitura, que deveria chegar no início de novembro, veio 50 dias depois. E a segunda veio a 15 dias do carnaval. Foi um ano atípico, por isso não vai cair ninguém - disse Reginaldo Gomes.

Walter Teixeira, da Associação, diz que esta é mais uma mostra de que a Lesga quer rasgar o regulamento.

- Eu cumpro o que está escrito. Não descer ninguém é quebra de contrato, é enganar o consumidor. Se algum espectador se sentir lesado poderá entrar na Justiça pedindo seu dinheiro de volta - disse Walter.


Outros grupos
Veja outros resultados: Grupo B - Descem: Praça da Bandeira, Arrastão e Amarelinho. Grupo C - Sobem: Sossego, Flor da Mina e Mocidade de Vicente de Carvalho. Caem: Lucas, Cabral e Vigário Geral. Grupo D - Sobem: Engenho da Rainha, Santa Tereza e Vila Kennedy. Caem: Leão, Sacramento, Delírio e Arame. Grupo E - Sobem: Favo de Acari, Villa Rica e Vaz Lobo

http://extra.globo.com/lazer/carnaval2009/materias/2009/02/26/cubango-padre-miguel-ganham-grupo-mas-briga-entre-entidades-pode-fazer-com-que-elas-nao-subam-754612834.asp



NOTAS DO JULGADOR DE SAMBA-ENREDO VAZOU ANTES NA INTERNET
Não terminou bem o carnaval para a Lesga, que organizou o desfile do Grupo de Acesso A. Pelo menos seis escolas estão em um movimento que pedirá a anulação das notas à Justiça. A Estácio , Rocinha, São Clemente, Caprichosos, Tuiuti e Império da Tijuca vão se reunir neste sábado para selar isso. As notas do julgador de Samba-enredo, Jorge Salomão, vazou na Internet. O resultado também teria sido divulgado antes da apuração.

A LESGA assumiu este ano com o discurso de moralizar o julgamento. Mas logo na sua estréia antes mesmo da apuração , contrariando o seu regulamento , anunciou que nenhuma escola seria rebaixada.

A apuração deste grupo foi rápida e confusa. A ordem dos quesitos chegou a ser lida de forma errada .

A Inocentes de Belford Roxo e a Caprichosos de Pilares terminaram nas duas últimas posições, mas não foram rebaixadas porque a Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso) decidiu cancelar o rebaixamento ao fazer uma mudança de regulamento de última hora.

O Presidente da Lesga, Reginaldo Gomes é o Presidente da Escola Inocentes .






JORNAL EXTRA
Publicada em 27/02/2009 às 18:50
Estácio de Sá vai pedir anulação das notas do desfile do Grupo A
Isabel Boechat - Extra


RESULTADO DO CARNAVAL TERIA SAÍDO ANTES
A Estácio de Sá entrará na Justiça com pedido de anulação das notas do desfile do Grupo de Acesso A. O principal motivo é o vazamento das notas pela internet. O Membro do Conselho Fiscal da Lesga (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso), Marcos Aurélio Fernandes, explica que o vazamento prejudicou a agremiação. Caso a Estácio ganhe o processo, a União da Ilha, campeã do Grupo de Acesso A, não levaria o título, o que impediria que a agremiação integrasse o Grupo Especial em 2010.

TERIA HAVIDO ALTERAÇÃO
O resultado do carnaval saiu antes da divulgação das notas. Nada impede que ele tenha ocorrido alguma alteração. O que queremos é a transparência e a legitimidade - explica Marcos.


ESCOLAS DE SAMBA ENTRARAM COM PROCESSO NA JUSTIÇA PARA QUE O CARNAVAL
QUE ESSE ANO FOI ORGANIZADO PELA LESGA VOLTE PARA AS MÃOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA.

ESCOLAS DE SAMBA QUEREM QUE OS JURADOS SEJAM ESCOLHIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, NÃO PELA LESGA .
Além da anulação, a Estácio de Sá e mais cinco agremiações do Grupo de Acesso entrarão com um outro processo na Justiça para que o desfile, hoje organizado pela Lesga, volte às mãos da Secretaria Municipal de Cultura. E que os jurados sejam escolhidos pelo órgão municipal. A Estácio ainda discute os pontos que serão incluídos na ação com dirigentes da Acadêmicos da Rocinha, São Clemente, Caprichosos de Pilares, Paraíso do Tuiuti e Império da Tijuca para que elas também reforcem o movimento. Neste sábado, as escolas se reúnem para definir os termos da ação.

PRESIDENTE DA LESGA, REGINALDO GOMES, FERIU O REGULAMENTO 30 MINUTOS ANTES DA APURAÇÃO DAS NOTAS PARA SURPRESA DOS DIRIGENTES
As escolas estão descontentes ainda com o fato da Lesga não rebaixar nenhuma escola, o que, além de ferir o regulamento, foi anunciado pelo presidente Reginaldo Gomes cerca de 30 minutos antes da apuração das notas para a surpresa dos dirigentes.



PRESIDENTE DA CPI QUE TENTOU APURAR IRREGULARIDADES NO CARNAVAL DECLAROU QUE FALTA TRANSPARÊNCIA.
A Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara do Rio que tentou apurar supostas irregularidades no Carnaval de 2007, a vereadora Teresa Bergher (PSDB) declarou que o que mais lhe chamou a a atenção durante os trabalhos da CPI foi a escolha dos jurados, principalmente.

Não se pode deixar que o poder de decisão sobre quem serão os 40 julgadores do desfile fique nas mãos de um homem só, no caso, o presidente . Isso dá um poder enorme , é como um ‘cheque em branco’.

Outro ponto: há empresas que trabalham na organização do Carnaval que têm em seus quadros diretores da Liga.

— E qual seria a solução? Passar a organização do Carnaval novamente para a prefeitura.

Está faltando transparência. Afinal, boa parte do dinheiro que é investido nos desfiles vem dos governos municipal, estadual e federal, ou seja, é fruto dos nossos impostos. Tem que haver licitação. E mais: o espetáculo do Carnaval tem que se tornar auto-suficiente.

— Quem dá boa parte dos recursos para os desfiles é a prefeitura. Além disso, a administração da prefeitura não impede a terceirização de serviços ou a assinatura de convênios.

http://odia.terra.com.br/carnaval/htm/vereadora_defende_a_volta_do_comando_do_carnaval_da_sapucai_para_prefeitura_233190.asp


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.