sexta-feira, 1 de julho de 2005

QUESTÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS.

Janete : Sou professora de matemática da rede pública; os professores enfrentam todo tipo de dificuldades para poder dar aula; enfrentam as agressões que ocorrem, enfrentam a falta de estrutura de muitas escolas, etc; a vida de um professor é de muita dificuldade e violência.

Lina: As escolas publicas hoje em dia estão horriveis mesmo os interessados não conseguem aprender pela bugança que os outros fazem.

Kenio: As questões das diferenças e minorias estão ainda longe de serem percebidas pelo sistema escola. Para certas pessoas o ensino público é de muito sofrimento , preconceito e exclusão.

Geny: É lastimável ver o que esta sendo feito com a educação de nossas crianças. A escola pública é uma instituição falida e nossos governantes pouco se importam com o futuro, pois não veem a escola com olhos vivos e sim analisam relatórios de estatísticas frias e sem emoção, cobrando dos professores e diretores melhores índices ao invés de desenvolverem planos específicos para cada localidade e condição. São seres humanos sendo tratados como lixo embaixo do tapete. A secretaria de educação deveria montar seus gabinetes e em escolas públicas e cada autoridade deveria ser obrigada a matricular os filhos nas escolas de seus bairros, ou será que os filhos do governador, dos secretários estão estudando na rede pública?

Kátia : A escola pública nem é mostrada porque ocorrem muitas barbaridades que não podem ser vistas . São realidades mostradas que muitas vezes não aparecem. Discriminações , exclusões , castigos, violências, torturas psicológicas, bullyng, sabemos que isso existe. Sempre achei que a educação é a base de uma sociedade, mas o que realmente acontece com os educandos é um descaso total com a educação e os esforços dos professores . Que muitas vezes falam uma língua que nem mesmo os estudantes entendem .

Lucinda: Eu já tinha ouvido o quanto a escola publica não está cumprindo o seu papel. Mas de acordo com a reportagem a coisa está muito pior.

Bete: As agressões que uma professora sofre na sala de aula nem de perto ainda foram mostradas para a opinião pública . Não se chegou nem a miléssima parte do que realmente vivemos na escola, em sala de aula. Eu Leciono a 16 anos e venho perdendo a esperança nesse tipo de escola e na maneira que as disciplinas são colocadas no quadro, goela abaixo para os alunos. Não seria hora de falar de uma SÉRIA e EFETIVA MUDANÇA no sistema educacional?!!!

Magda: As crianças transexuais e transgêneros quando ainda são crianças e não podem se defender sofrem todo tipo de violência dentro das escolas , várias crueldades .Eu conheço casos de transexuais ( que são meninas num corpo de menino ) que tiraram suas próprias vidas por não serem aceitas pelos colegas da escola.Infelizmente os jovens ou as crianças não só hoje em dia, mas sempre desde a minha época são muito cruéis umas com as outras.Já sofri demais com todo tipo de preconceito quando era criança e ninguém nunca se importou com a minha condição, também era pobre e desdentada, de magrela(por ser mal nutrida). A minha sorte é que sempre fui muito inteligente e me sobressai por isso e também pela minha mente muito imaginativa e pq criei um mundo próprio onde eu era linda.Mas eu era linda e alegre!!!!

Celton: Curso Pedagogia em uma faculdade A escola hoje ela não pode só pensar que é um caminho para a profissionalização do jovem, mas na verdade ajudá-lo a enxergar a sociedade como um todo, onde alunos, professores, parte administrativa são donos dela. Não é de hoje que professores nos vêem como desinteressados e se espantam ao ver que chegamos a uma universidade.Nós não somos mais o futuro distante da nação, muito pelo contrário o nosso futuro é construído dia –a- dia com os aprendizados tanto dentro e fora da escola.Então só um alerta e um pedido de socorro: Professores, não controlem os nossos pensamentos, não coloquem mais um tijolo no muro, na verdade queremos que construam uma catedral todo dia, porém que dentro dela venha recheado de amor e carinho voltado a um ensino para a realidade vivida, seja por meio da matemática, da geografia, da língua portuguesa, do que for mas que vocês nos dê uma visão mais ampla do que é o estudo.

Liete: antes de tudo temos que ter um comprometimento da escola com o bem estar dos alunos, acho que o “bulying” que ocorre nas escolas afetam profundamente nossos adolescentes!

Hugo: A Educação o ensino público está o caos não deixam nossos jovens com uma perspectiva de vida.

Tânia : Estou vivendo este drama como mãe de dois adolescentes ,eles até querem aprender e os professores até querem ensinar ,mas é muito difícil .As vezes tenho vontade de tirá-los da escola , deixá-los em casa ,mas sei que não é o melhor . Todos os dias é uma história pra contar ,algo que aconteceu ,uma barbárie .Oferecem droga , roubam lanche , estouram bombas , quebram cadeiras , é o verdadeiro inferno . Até quando vamos ver essa situação?

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.