sexta-feira, 1 de julho de 2005

ROMBO NA PREFEITURA . LARAPAGEM. CELSO PITTA MORREU EM 2009. O MANDATO DE CELSO PITTA COMO PREFEITO FOI MARCADO POR CORRUPÇÃO. AS DENÚNCIAS ENVOLVIAM VEREADORES, SUBSECRETÁRIOS E SECRETÁRIOS. CHEGOU A PERDER O CARGO PELA JUSTIÇA. AO TERMINAR O MANDATO DE PREFEITO CELSO PITTA ERA RÉU EM 13 AÇÕES CIVIS PÚBLICAS DE ILEGALIDADES. AS DENÚNCIAS ALCANÇARAM 3,8 BILHÕES , EQUIVALENTE A QUASE A METADE DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO . NA GESTÃO DE CELSO PITTA A DÍVIDA PASSOU PARA 18 BILHÕES DE REAIS . QUANDO CELSO PITTA DEIXOU O PODER 83% DOS PAULISTANOS CONSIDERAVAM SUA GESTÃO RUIM OU PÉSSIMA UNS DOS MAIORES ÍNDICES DE REJEIÇÃO DE EX-PREFEITOS. EM 2009 FOI PRESO POR NÃO PAGAR PENSÃO ALIMENTÍCIA A EX-MULHER, ESTAVA DEVENDO R$ 155 MIL DE PENSÃO ALIMENTÍCIA. EM 2004 FOI PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL POR DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS E LAVAGEM DE DINHEIRO. Dois dias depois , teve a prisão temporária afastada , após liminar do presidente do STF Gilmar Mendes. DIZEM QUE GILMAR MENDES É DA MAÇONARIA. Em 2004 FOI PRESO POR DESACATO À AUTORIDADE . EM 2006 FOI PEDIDO A DEVOLUÇÃO DE 11,8 MILHÕES DE REAIS AOS COFRES DA PREFEITURA POR MÁ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

Juiz Gilmar Mendes mandou soltar Naji Nahas, Celso Pitta e mais 9 acusados

CONHECIMENTO USADO PARA O MAL
Celso Roberto Pitta do Nascimento  de Janeiro foi um político e economista brasileiro, graduado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em economia na Universidade de Leeds (Inglaterra) e curso de Administração Avançada na Universidade Harvard (Estados Unidos).


MALUF TERIA COLOCADO PITTA NA PREFEITURA POIS NÃO PODERIA SER REELEITO NA ÉPOCA
Foi o prefeito da cidade de São Paulo de 1º de janeiro de 1997 a 26 de maio de 2000 e de 13 de junho a 31 de dezembro de 2000. Pelo fato de, na época, ainda não existir a possibilidade de reeleição em cargos executivos no Brasil, o então prefeito Paulo Maluf decidiu lançar seu secretário de finanças para dar prosseguimento ao seu modo de governar. Destaca-se a frase "votem no Pitta, e se ele não for um grande prefeito, nunca mais votem em mim", para demonstrar sua confiança no afilhado político. Foi eleito no segundo turno derrotando surpreendentemente a candidata do Partido dos Trabalhadores, Luiza Erundina. A vitória de Pitta se deu principalmente em razão do apoio do prefeito Paulo Maluf. Suas propostas envolviam principalmente projetos na área de transporte, como o "fura-fila" (chamado depois de "Paulistão" e de "Expresso Tiradentes"), parcialmente finalizado dez anos depois, ao custo total de 1,2 bilhão de reais. Celso Pitta morreu no dia 20 de novembro de 2009, aos 63 anos, em decorrência de um câncer no intestino. Seu estado de saúde piorou  devido aos processos a que respondia. Em janeiro de 2009, Pitta submeteu-se a uma cirurgia, para retirada de um tumor no intestino e depois da cirugia, iniciou o tratamento com quimioterapia .

PRISÃO DOMICILIAR
O juiz Francisco Antônio Bianco Neto, da 5ª Vara da Família da capital condenou Pitta a prisão domicilar por não pagar pensão alimentícia à ex-mulher. Teria que cumprimir prisão domicilar, pois estava devendo para Nicéia Camargo R$ 155 mil de pensão alimetícia.


FORAGIDO 2 SEMANAS
Celso Pitta ficou foragido por duas semanas por não ter pago a pensão para sua ex-mulher Nicéia Pitta.

CORRUPÇÃO
Em 2008, a Justiça Federal considerou Pitta culpado pelo "escândalo dos precatórios", impondo-lhe uma pena de 4 anos de prisão. Foi preso pela Polícia Federal em 8 de julho, durante a Operação Satiagraha contra corrupção, por desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro.
Dois dias depois, teve a prisão temporária afastada, após liminar do presidente do STF, Gilmar Mendes.

DIZEM QUE GILMAR MENDES É DA MAÇONARIA.

DESACATO
Em 2004, depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do Banestado, foi preso por desacato à autoridade, ao discutir com o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

11,8 MILHÕES DOS COFRES DA PREFEITURA
Em 2006, o Ministério Público do Estado de São Paulo pediu, por meio de ação cível por má administração pública, a devolução de 11,8 milhões de reais aos cofres da prefeitura paulistana.

NÃO FOI ELEITO
Celso Pitta e candidatou nas eleições de 2002 e nas de 2006, mas não foi eleito.


CORRUPÇÃO / ameaça de morte
O mandato de Celso Pitta  foi marcado por corrupção, tendo as denúncias estourado em março de 2000, relatadas principalmente por sua ex-esposa, Nicéia Pitta, que vinha sendo ameaçada de morte. As denuncias envolviam vereadores, subsecretários e secretários - entre as denúncias, está o escândalo dos precatórios. Tais denúncias tiveram como conseqüências sua condenação à perda do cargo pela justiça.

Ao terminar seu mandato, o ex-prefeito era réu em treze ações civis públicas, acusando-o de ilegalidades. O valor das denúncias somadas alcançou 3,8 bilhões de reais, equivalente a quase metade do orçamento do município na época. A dívida paulistana passou na sua gestão de 8,6 bilhões de reais em 1997 para 18,1 bilhões de reais.

Por causa das denúncias, não se candidatou para se reeleger em 2000, já que a maioria dos paulistanos rejeitava a gestão.

Quando Celso Pitta deixou o poder em 2001, uma pesquisa mostrou que 83% dos paulistanos consideravam a sua gestão ruim ou péssima, uns dos maiores índices do ex-prefeitos que saíram do cargo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.