sábado, 2 de julho de 2005

DESCASO COMPLETO NA EDUCAÇÃO EM BELFORD ROXO: salas de aula interditadas, turmas superlotadas, falta de manutenção, banheiros sem higiene, telhados quebrados, paredes sujas depredadas, ruas com lama, terra, buracos , sem asfalto, mato, esgoto, cheiro insuportável, dificuldades para chegar à escola.

Descaso completo

Na série especial "Quadro da Educação", a equipe do RJ TV flagrou escolas da rede pública em condições de abandono.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL133455-9107,00-DESCASO+COMPLETO.html

Durante esta semana, na série "Quadro da Educação", a equipe do RJTV flagrou escolas da rede pública em condições de abandono - salas de aula interditadas, falta de professores, turmas superlotadas. Em muitos lugares, os problemas já começam no caminho.

O caminho é de lama. Nas ruas em torno da escola, não há asfalto - só terra, buracos. Os atalhos foram improvisados pelos próprios moradores. Tainara Costa, de 13 anos, passa pelo lugar todos os dias.

"Tem que encarar a lama, botar bolsa plástica no pé para não sujar, para não chegar na escola suja. O ruim é a calça jeans", diz a estudante.

Mas, quando chove, poucos se arriscam. "Isso aqui ainda não é nada, porque o tempo está seco. Quando chove fica pior. Não dá para chegar à escola. Até os professores ficam com dificuldade para chegar à escola", conta o pai de aluno Alberto Constantino.

O Ciep, no bairro Recantos, em Belford Roxo, está cercado de descaso. Em frente à escola, até há calçada. Mas não há como passar. O mato e o esgoto invadiram o caminho dos alunos.
"O esgoto vaza e aí conforme vai vazando a água, vai criando mato, o mato vai passando. O cheiro é insuportável. Mas não tem como, temos que passar pela lama mesmo", conforma-se Tainara.

Mas os problemas nas escolas públicas são mais variados. A falta de manutenção, às vezes, está exposta: nos muros pichados, no mato que cresce no meio das paredes de uma escola que, apesar de patrimônio histórico, não tem o tratamento que merece.

Muitas vezes, faltam condições mínimas para o aprendizado. Salas de aula que não poderiam receber alunos. Banheiros sem higiene. Telhados quebrados, paredes sujas, depredadas.

A menina Tainara já entendeu que, para estudar, só mesmo com muita força de vontade. "Temos que seguir mesmo em frente, mesmo com lama, mesmo com esgoto", sabe ela.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre,