sexta-feira, 1 de julho de 2005

DUQUE DE CAXIAS : muito dinheiro, muito sofrimento . " Sacrifício nas ruas de Duque de Caxias. Moradores estão na contramão da industrialização que deveria trazer bem-estar. É um sacrifício de vida aqui. Os caminhões que levam o progresso estão indo para lá. Em sentido contrário vão os moradores em busca de água. "

RJ TV
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1339031-7823-DUQUE+DE+CAXIAS+CONTA+COM+ATRASO+E+MODERNIDADE+EM+UM+SO+LUGAR,00.html


Uma terra de contrastes.
Duque de Caxias tem o maior polo industrial do Rio. É sede da REDUC. Mas ao redor da Refinaria, muita gente vive em condições bem difíceis. É o caso das duas eleitoras que vamos conhecer hoje.
Uma é a Maria da Pureza que é auxiliar de cozinha, e a outra , que também é vizinha ali da Refinaria é a Adalgiza que é empregada doméstica e olha ali o sufoco da Dona Adalgiza pra conseguir água.  As duas não tem água dentro de casa. E todos os dias passam por esse sacrifício.
Quem foi até Caxias conhecer a história das duas e de toda a vizinhança ali é o reporter Edmilson Ávila.
Essa é uma indústria da transformação do petróleo: a Refinaria Duque de Caxias a 26 km da Capital. E esses são os vizinhos , no bairro de Campos Elísios.

Quando chove a água entra pra dentro de casa. Água demais quando chove. No encamento que é bom, nenhuma gota. O cano existe , não tem utilidade alguma , jamais saiu água de lá.
Essa indústria garante dividendos para Duque de Caxias. O PIB daqui daqui que é a soma de tudo que é produzido pela cidade é R$ 28 bilhões. Só perde para grandes Capitais. Mas os vizinhos da Refinaria reclamam que a prosperidade não chegou ao bairro. Falta infra-estrutura. A água precisa ser comprada de carro-pipa.

Água a gente só pode contar dia 15 e dia 30, quando o salário vem. Nós conhecemos Odalgiza dos Santos, que não tem dinheiro pra comprar. É um sacrifício de vida aqui. E o sacrifício é mesmo diário pelas ruas do bairro. Moradores estão na contramão da industrialização que deveria trazer bem-estar. Os caminhões que levam o progresso estão indo pra lá. Em sentido contrário vão os moradores em busca de água.

TEM QUE MELHORAR . TEM QUE MELHORAR ESSA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.