sábado, 2 de julho de 2005

TRANSEXUAIS E TRAVESTIS - MINORIA SOCIAL MAIS ESTIGMATIZADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, APARTADAS NO MERCADO DE TRABALHO, EXPULSAS DE CASA, HUMILHADAS NA ESCOLA.





Hoje, quinta-feira, dia 29 é comemorado mais uma data relevante na luta contra o preconceito e a homofobia: o “Dia da Visibilidade TRANS”.


29 de janeiro é a data do evento desde 2001 visando estimular a sociedade brasileira a reconhecer os direitos das travestis e das transsexuais.



NÃO É CORRETO DIZER  " O " TRAVESTI

Ao se referir às travestis, não é “politicamente correto chamar ”o travesti”.
Pior ainda seria utilizar o termo “traveco” .

A forma correta é “a” travesti.



NÃO É CORRETO DIZER " TRANSEXUAL "

Ao se referir às transexuais, não é correto chamá-las transexuais.
A forma correta é não rotular.



NO BRASIL UM HOMICÍDIO A TRANGÊNEROS A CADA 10 DIAS

Há uma “uma média de um homicídio a cada 10 dias”.

Somente no ano passado 50 TRANGÊNEROS foram assassinadas.

Houve um aumento de 55% em relação ao ano anterior (33 mortes).

“Os estados que mais matam 'travestis e transexuais ' tem sido São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia”.




MINORIA MAIS ESTIGMATIZADA DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Os crimes contra as chamadas “profissionais do sexo são cometidos predominantemente na rua, 'na pista', altas horas da madrugada, utilizando-se armas de fogo e em menor número, arma branca e espancamento”.

No Brasil existem cerca de “40 mil travestis e transexuais, 90% vivendo como profissionais do sexo”.


As transexuais e travestis representam a minoria social mais estigmatizada da sociedade brasileira: expulsas de casa, humilhadas na escola, apartadas do mercado de trabalho. Estima-se que devam existir no Brasil por volta de 40 mil travestis e transexuais.


Desde 1992 existe a ANTRA (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), que congrega mais de cinqüenta grupos organizados.



Neste 29 de janeiro, em todas as capitais e principais cidades brasileiras, estarão sendo realizadas manifestações, debates e exposições em comemoração ao Dia das Transessuais e Travestis. Entre as principais reivindicações do segmento estão o respeito ao nome social feminino nas listas de chamada nas escolas, firmas, hospitais, etc.

Cidadania não tem roupa certa, e travestis e transexuais são também cidadãs !”

Segundo Keila Simpson, Presidente da ANTRA, “o principal problema enfrentado pelas travestis e transexuais é a violência e os assassinatos. Toda semana a imprensa divulga casos de travestis e transexuais que foram espancadas, roubadas, outras vezes, acusadas de extorsão .”


O Grupo Gay da Bahia, divulgou que entre 1980-2008 foram assassinadas 780 travestis e transexuais em nosso país, uma média de um homicídio a cada 10 dias.




DESCULPA DOS ASSASSINOS É A DEFESA DA HONRA E VINGANÇA

Muitos dos assassinos alegam “legitima defesa da honra” e vingança por roubo ou por transmissão da Aids.



Dos Direitos e Garantias Fundamentais

CAPÍTULO DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.