sexta-feira, 1 de julho de 2005

Em Recife, acaba gestão do bispo de Olinda e Recife dom José Cardoso Sobrinho ( Dom Dedé ) que excomungou no caso da menina de 9 anos violentada pelo padrasto, acionou Vaticano contra padre Edwaldo Gomes de 53 anos e 39 anos de atuação, afastou pelo menos 20 padres, desestruturou o trabalho das pastorais criadas por Dom Helder Câmara e fechou Instituto de Teologia de Recife e o Seminário Regional Nordeste II de orientação inspirada na Teologia da Libertação.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/08/16/novo-arcebispo-da-arquidiocese-de-olinda-recife-critica-mercantilizacao-da-religiao-757429144.asp

Letícia Lins - O GLOBO

http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/08/16/em-recife-acaba-gestao-do-polemico-bispo-que-excomungou-medicos-por-aborto-de-menina-757429018.asp

Em Recife, acaba gestão do bispo que excomungou no caso da menina de 9 anos violentada pelo padrasto, acionou Vaticano contra padre de 53 anos e 39 anos de atuação, afastou pelo menos 20 padres, desestruturou o trabalho das pastorais criadas por Dom Helder Câmara e fechou Instituto de Teologia e Seminário

A menina violentada pelo padrasto corria risco de vida.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, deixa o comando da terceira mais importante arquidiocese do país, ao fim de uma gestão controvertida. No início deste ano, ele excomungou médicos e autoridades que ajudaram a interromper a gestação de uma menina de 9 anos, violentada pelo padrasto, o que provocou reações contrárias de vários setores da sociedade. Segundo o bispo, ele teve o apoio da Santa Sé no caso. Um artigo publicado pelo jornal do Vaticano, à época, dizia que era mais importante pensar na vida da menina.

Seu sucessor será o beneditino dom Fernando Saburido. As comemorações pela posse no novo arcebispo incluem caminhada pelas ruas do centro e uma grande missa campal no Marco Zero, ponto tradicional de concentração popular dos grandes eventos da capital.

dom José Cardoso Sobrinho ACIONOU O VATICANO CONTRA PADRE DE 53 ANOS DE SACERDÓCIO E 39 ANOS DE ATUAÇÃO NA PARÓQUIA.

Dom Dedé - como é mais conhecido - sucedeu em 1985 a dom Hélder Câmara, que marcou sua atuação como um religioso com voz atuante contra a ditadura militar. Uma parte dos católicos avalia que dom Dedé desestruturou toda a obra deixada por dom Hélder e passou a demitir os padres progressistas. Foram vinte afastados, inclusive o secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste II, Hermínio Canova. Em sua gestão, ele fechou centros como o Instituto de Teologia de Recife e o Seminário Regional Nordeste II, de orientação inspirada na Teologia da Libertação. Entidades de ação destacada em Recife, como a Comissão de Justiça e Paz, criada por dom Hélder, também perderam espaço.

Em julho de 1989, o arcebispo proibiu que umbandistas lavassem a calçada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, durante a festa da padroeira de Recife, pondo fim a uma tradição secular. Em janeiro de 2007, ele acionou o Vaticano contra o padre Edwaldo Gomes, que tem 53 anos de sacerdócio e 39 de atuação na paróquia de Casa Forte, um dos bairros mais sofisticados do Recife. Isso porque, durante a missa do jubileu de sacerdócio, o padre Edwaldo foi homenageado por um pastor anglicano.

Dom Dedé não quis fazer um balanço da sua gestão. 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.