sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CPI das Milícias indica fiscalização eficaz nos Centros sociais mantidos por Políticos e a Criminalização dos Currais Eleitorais

14/11/2008 15:49:00 CPI das Milícias indicia 226 envolvidos
Rio - O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a atuação das milícias do Rio de Janeiro, indiciou 226 envolvidos, entre políticos, comerciantes e empresários. O parecer dos deputados foi aprovado nesta quinta por unanimidade e foi divulgado oficialmente nesta sexta na Assembléia Legislativa.

Ao todo, são 1.113 pessoas. Nove políticos fazem parte da lista de indiciados. A CPI vai encaminhar o relatório ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Eleitoral, Secretaria de Segurança, Anistia Internacional.

O relatório da CPI é o resultado de cinco meses de investigação dos deputados, com um total de 47 testemunhas ouvidas. E traz a triste constatação de que os grupos se estruturaram nas comunidades graças ao apoio indireto do poder público. E mais: o monopólio de serviços renderam um império financeiro aos envolvidos com as milícias, como mansões, belos apartamentos, carros de luxo e iates.

A constatação dos parlamentares surgiu após a publicação, no dia 6 de julho, da série de reportagens ‘Dossiê Milícia’, de O DIA, que serviu de base para as investigações da CPI e foram anexadas ao relatório final. Elas mostram a vida de luxo e a evolução patrimonial dos investigados de ligação com as milícias, bem como a origem do dinheiro. Os dados foram comprovados em inquérito da Polícia Federal, que indiciou 15 pessoas por lavagem de dinheiro e extorsão.

Segundo o deputado Marcelo Freixo (PSOL), as investigações devem ser aprofundadas no Ministério Público e pela Justiça Eleitoral. “Relatamos várias provas de crimes cometidos, a maior parte por agentes do Estado”, explica Freixo. Os parlamentares encaminharam, ainda, outras propostas para combater as milícias. Entre elas, a criminalização dos currais eleitorais, e uma fiscalização eficaz contra os centros sociais mantidos por políticos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.