O Presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no final da noite desta segunda-feira, 05 de outubro de 2015, mandou a polícia cercar o Plenário 1 da chamada "Casa do Povo", desligar o ar-condicionado e as luzes da sala sem janelas com o intuito de acabar com uma vigília iniciada por cerca de 200 indígenas, quilombolas, pescadores e camponeses.
O Presidente da Câmara se negou a receber as lideranças. Entre cantos, rituais e falas de denúncias, chegou a informação de que a polícia tinha sido acionada por Cunha e a Tropa de Choque estava pronta para retirar todos à força. Pelas redes sociais, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT/RS), confirmava as informações e ressaltava o clima tenso.
Na tentativa de realizar a Audiência Pública "cortaram o microfone".
Mesmo na escuridão, indígenas passaram a dançar o Toré e a cantar suas rezas. Os presentes se alternavam no "gogó" e seguiram com a audiência pública denunciando a ação criminosa e assassina contra as comunidades. A imprensa foi proibida de chegar perto do Plenário. Do lado de fora da Câmara, jornalistas se aglomeravam.
"Faz escuro, mas eu canto". Continua a resistência de pescadores/as, quilombolas, indígenas e outros povos e Comunidades Tradicionais dentro da câmara dos deputados.
Posted by Articulação dos Povos e Comunidades Tradicionais on Segunda, 5 de outubro de 2015
De acordo com dados da violência no campo sistematizados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), nos últimos 10 anos, povos indígenas e comunidades tradicionais enfrentaram 5.7771 conflitos; 4.568 pessoas foram vítimas de violência; 1064 sofreram ameaças de morte; 178 sofreram tentativas de assassinato e 98 foram assassinadas.
Daniel Guarani e Kaiowá lembraram que no Mato Grosso do Sul "Um boi vale mais que a vida de um índio".
http://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8392&action=read
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/10/06/indios-passam-a-noite-em-plenario-da-camara-apos-nao-serem-recebidos-por-cunha.htm
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/10/eduardo-cunha-deixa-indios-no-escuro-e-no-calor.html
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.