segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ponte desabou na 32ª Romaria Diocesana do Pilar que ía para à Missa das 7 horas ao lado da Igreja Nossa Senhora do Pilar em Duque de Caxias. 30 pessoas caíram de uma altura de 4 metros. Dona Eva da Silva Souza, de 72 anos, teve fratura exposta e foi submetida à cirurgia. Muitas senhoras idosas e crianças ficaram ali penduradas de cabeça para baixo. A celebração continuou mesmo após a queda da ponte. Só de olhar dava para ver que a madeira estava cheia de cupins. Uma foto tirada antes do acidente mostra uma placa dizendo que o acesso de pedestres era permitido.


G1 - HENRIQUE COELHO

Ponte em mau estado de conservação caiu no Pilar em Duque de Caxias
O acidente deixou 11 pessoas hospitalizadas nesta segunda-feira, feriado, dia 12/10/2015, após a queda de uma ponte de madeira em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Testemunhas disseram que 30 pessoas caíram no rio. Além das 11 pessoas hospitalizadas, mais 12 pessoas tiveram ferimentos e foram atendidas no próprio local.
Uma das vítimas que mais se feriu foi Dona Eva da Silva Souza, de 72 anos, que teve uma fratura exposta e foi submetida à cirurgia nesta manhã. A filha dela, Solange Resende Souza, também ficou ferida, com suspeita de fratura no pulso. Ambos estavam no hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. "Minha mãe raspou a perna na altura do fêmur e o braço, há suspeita de fratura. Ela dá aula de artesanato, é muito envolvida com a igreja", explicou Carlos Alberto da Silva Souza, outro filho da idosa.
As pessoas caíram de uma altura de 3 a 5 metros e tiveram cortes e até fraturas expostas. Segundo testemunhas, pelo menos 30 pessoas caíram no Rio do Pilar. 23 pessoas ficaram feridas e 11 foram encaminhadas para Hospitais. 8 pessoas foram levadas para o Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo e 3 , para o Hospital Adão Pereira Nunes.
Derlande Coutinho, de 42 anos, caiu um pouco antes do ponto onde a ponte cedeu, e teve escoriações nos braços. "Eu estava atravessando a ponte, começou a ranger, quando de repente desabou", disse Derlande, uma das feridas que estava esperando pela tomografia de uma conhecida.
Uma das vítimas, que estava com o filho no colo, disse que conseguiu lançar o filho para o mato. "A gente vinha na Paz, todo mundo, daí a pouco a ponte do nada, deu dois estalos, aí nisso eu segurei na mão dele, porque ele estava com a minha irmã, e já joguei para longe da madeira. O que foi mais triste foi ver as pessoas idosas, muitas senhoras penduradas, quase de cabeça para baixo ali", afirmou um morador da região.
O acidente aconteceu por volta das 7 h. No local havia muitas pessoas, a maioria idosos e crianças, que seguiam para a Missa de Nossa Senhora de Aparecida na Igreja do Pilar. A celebração na Igreja continuou mesmo após a queda da ponte.
O auxiliar de logística Caio Cesar Aguiar da Luz, de 19 anos, estava passando na hora do acidente. Ele ía encontrar uns amigos. "Estava do outro lado quando ouvi o estrondo e a gritaria das pessoas caindo. Atravessei para ajudar e quando cheguei no local me deparei com bastante idosos e crianças caídas no buraco que se abriu. Poucas pessoas que estavam na ponte conseguiram correr. Foi um susto e desespero total", contou ele.
Mesmo após a queda da ponte a celebração continuou no espaço externo, em frente à Igreja Nossa Senhora do Pilar, ao lado da Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Presidente Kennedy).
A Missa Campal em 2015 foi celebrada por Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, Bispo do Regional Leste 1 da CNBB.
Enquanto a Missa estava sendo realizada, outras pessoas estavam hospitalizadas por causa da ponte que caiu. A Missa foi celebrada pelo Bispo Dom Tarcísio Nascentes dos Santos e por cerca de 60 padres e diáconos.

Sabrina Lousano, dona de casa, estava no local trabalhando, e se assustou quando a ponte cedeu e muita gente caiu. Ela viu um idoso se machucando feio. Outra mulher contou que havia muita gritaria, muita criança chorando, muitas senhoras embaixo das madeiras, muita gente machucada e que foi aterrorizante.
A Ponte estava cheia de gente quando desabou. Ela não aguentou o peso das pessoas. O reporter Edmilson da Rede Globo relatou no programa RJ TV 1 edição que de manhã enquanto ele acompanhava não tinha nem ambulância ali.


O acidente ocorreu no Bairro Pilar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Caio César Aguiar, de 19 anos, auxiliar de logística disse que esta foi uma tragédia anunciada. Ninguém fez nada para resolver o problema desta ponte.
A ponte não aguentou o peso da circulação dos peregrinos que estavam indo para a Igreja do Pilar, tradicional templo religioso dedicado à Nossa Senhora Aparecida.
Parte da estrutura da Ponte estava corroída e infestada por cupins.
A Igreja do Pilar está interditada. O altar corre risco de desabar. "Parte do altar desabou, a igreja está fechada. Não está fácil aqui a vida das pessoas que vieram rezar, comungar aqui" disse um repórter, ao vivo, no Bom dia Rio, programa da TV Globo.

Os fiéis foram parar debaixo das madeiras. Tinha muita gente embaixo da ponte. Houve pessoas que desmaiaram, cortaram a perna e estavam sangrando muito. O grupo que vinha caminhando da Cidade de São João de Meriti passava pela ponte quando a estrutura ruiu. Só de olhar dá para ver que a madeira está totalmente podre.

Dona Zenaide, dona de casa, contou que eles vinham andando quando a ponte cedeu e todo mundo desceu de uma vez. Inês da Costa, diarista, disse que foi uma coisa horrível, muito rápido, quando ela viu estava todo mundo lá embaixo. A Selma, que machucou a perna contou que eles vinham rezando a Ave-Maria, quando eles viram , estavam todos caindo. A irmã dela quebrou o fêmur e continua internada.

Uma foto tirada antes do acidente mostra que o acesso de pedestres era permitido.

Foram quase 20 metros de passarela que foram parar lá embaixo. Na base que sustentava a passarela tinha rachadura de cima a baixo. Em outra base dava pra ver o caminho feito pelos cupins. A parte de dentro da madeira tinha vários buracos, chegava a ficar oco. "O tipo de madeira usada era pinho , de cor clara, atacável pelo cupim. Não era adequada para um projeto de estrutura onde íam passar pessoas", disse o engenheiro do CREA especialista em pontes Antônio Eulálio no RJ TV 1 Edição.


O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que não foi informado da grande circulação de pessoas por causa da Missa.

O repórter Flávio Fachel no programa Bom dia Rio disse que só um milagre segurava aquela ponte do jeito que estava.

Foram vítimas do acidente: Anicia de Matos, Ines Maria Rosa Costa, Lindalva Matias Leal, Maria Edilma Fernandes, Marli Albuquerque, Pedro Henrique Brito, Sheila Sá da Silva, Taiza Souza Teixeira, Viviane Maria dos Santos.

As nótícias eram a de que Dona Eva e Dona Solange continuavam internadas no dia seguinte, aguardando uma cirurgia eletiva. Dona Eva passará por cirurgia na perna e Dona Solange passará por cirurgia no punho.

http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/v/der-admite-que-errou-na-construcao-da-ponte-que-caiu-em-duque-de-caxias/4534013/
http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-rio/v/duas-pessoas-seguem-internadas-apos-desabamento-de-passarela-improvisada-em-caxias/4533104/
http://extra.globo.com/noticias/rio/ponte-de-madeira-desaba-deixa-feridos-na-baixada-fluminense-17753030.html
http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/v/onze-pessoas-ficaram-feridas-na-queda-de-uma-ponte-em-duque-de-caxias/4531620/
https://www.facebook.com/alexandrecardosooficial/photos/a.224232677700692.1073741832.151722774951683/312528008871158/?type=3&theater
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/10/12/ponte-de-madeira-desaba-e-deixa-feridos-em-duque-de-caxias/
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/poderia-ser-fatal-dizem-parentes-de-vitimas-de-queda-de-ponte-no-rj.html
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.