quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Calendário transfóbico, criado pela Agência de Publicidade Leo Burnett Tailor Made em 2013 para a empresa de autopeças Meritor, foi selecionado e premiado no 39º Anuário do Clube de Criação, na categoria Design e Marketing Direto em 2014.

http://www.buzzfeed.com/irangiusti/agencia-de-publicidade-usa-travestis-em-campanha-contra-peca#.erQKxK7lb
BUZZFEED - Iran Giusti

A Agência de Publicidade Leo Burnett Tailor Made usou imagens de mulheres travestis e transexuais em campanha contra "peças não originais".


A peça publicitária "The Shemale Calendar" (O calendário travesti, em uma tradução livre) circulou na internet e gerou uma onda de protesto por seu conteúdo transfóbico.


No descritivo da peça constou o conceito da campanha: "Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença". Segundo a publicação no Facebook, o calendário Shemale foi distribuído em centenas de oficinas pelo Brasil.

"A peça foi direcionada aos mecânicos, reforçando a importância de usar peças originais Meritor", disse o descritivo da campanha. A comparação entre a identidade de mulheres travestis e transexuais sendo comparadas a roubada de se usar peças não-originais foi ofensivo.

"Criamos um calendário especial, estrelado por mulheres lindas. Ao final do calendário, mostramos que aquelas mulheres, na verdade eram homens travestidos, que são mesmo travestis na vida real", completava o descritivo, fortemente criticado.

Para reforçar o conceito da campanha, o calendário trouxe o documento das modelos com fotos masculinas.


A peça foi criada pela Agência Leo Burnett Tailor Made. Os diretores gerais de criação foram Marcelo Reis e Guilherme Jahara.

O calendário, que foi criado em 2013, foi um dos trabalhos selecionados e premiados no 39º Anuário do Clube de Criação, na categoria Denign & Marketing Direto em 2014.


Segundo a página BF, fizeram parte do júri Guilherme Jahara, Beto Shibata, Eduardo Foresti, Felipe Massis, Gustavo de Lacerda, Kevin Zung, Kleyton Mourão, Leo Macias, Rafael Urenha, Fábio Saboya.

O calendário, a Agência e a Premiação foram classificados como preconceituosos e transfóbicos.

"Horrível, preconceituoso e de extremo mal gosto . Transfobia! A gente lutando dia a dia contra o preconceito que atormenta a humanidade e os caras dão essa bola fora. Apenas sinto pela falta de sensibilidade do Clube de Criação e da agência", protestou um internalta na página da criação.

"Parabéns pela campanha. Somos só o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, não é mesmo? ... É sempre excelente pegar uma população já marginalizada e propagar a ideia de que essas mulheres e travestis não são seres humanos, mas ciladas ou criaturas cuja única função na vida é enganar os pobres homens cisgêneros ... Sai caro pra vocês que passam vergonha publicamente pela falta de responsabilidade pela transfobia, pelo machismo, por estarem presos ao passado, mas principalmente sai caro pras travestis, que continuam tendo negado seu direito à dignidade, respeito e humanidade" , escreveu outra pessoa acompanhada por centenas de outras que classificaram o anúncio com palavras como "porcaria", "lixo" e "vergonha".


A Agência chegou a ser indicada pelo trabalho ao prêmio Cannes Lions Festival of Creativity


O calendário constou no portifólio da redatora Carla Cancellara e do diretor de arte Murilo Melo.


Lançado em 2013, o trabalho trazia calendário com fotos de modelos transexuais. Ao final, revelou-se os documentos de identidade das garotas, em que aparecem como homens. "Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença", dizia a campanha.


É por causa de situações ofensivas como essa, e, por falta de oportunidade no mercado de trabalho que mulheres transexuais preferem viver fora do Brasil.


A campanha da agência de publicitária Leo Burnett Tailor Made acabou comparando as modelos trans a peças falsas.




http://temponews.com.br/?p=1358
http://www.nlucon.com/2015/10/nao-quero-voltar-ao-brasil-tao-cedo-diz.html
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/10/agencia-pede-desculpas-e-retirada-de-calendario-com-travestis-de-anuario.html
http://www.buzzfeed.com/irangiusti/trans-nao-sabiam-calendario-transfobico#.wqxGnGwX2
http://vejasp.abril.com.br/materia/calendario-modelos-transsexuais/

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.