domingo, 30 de julho de 2017

SELETIVIDADE DA JUSTIÇA BRASILEIRA. DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. Filho da desembargadora, rico e branco 139 quilos maconha (vai para clínica livre) apesar da fartura de provas x Rafael Braga preso com 0,6 gramas maconha 11 anos de prisão em condenação sem provas. "O Estado te esmaga de cima para baixo. A Justiça é implacável com os pobres". A Justiça vai acreditar na palavra de um negro pobre reincidente?

Rafael, o cara do Pinho Sol: 16 anos anos de prisão em condenação sem provas.
Breno, filho da desembargadora: livre, apesar da fartura de provas.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/cara-do-pinho-sol-x-filho-da-desembargadora-o-retrato-da-justica-seletiva-do-brasil-por-joaquim-de-carvalho/

O filho da desembargadora presidente do TRE-MS, Breno Solon Borges, foi transferido para clínica em São Paulo. A Justiça prontamente substituiu a prisão pela internação. Ele foi preso em 8 de abril em flagrante com 129 quilos de maconha, 270 munições de fuzil e uma arma sem o porte tentando levar a arma para São Paulo. No dia 14 de julho, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence concedeu uma liminar para internação do suspeito em uma clínica na capital sul-mato-grossense. A decisão liminar foi confirmada por dois votos a um, na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça mesmo com um desembargador, Luiz Gonzaga Mendes Marques, ter considerado o crime de tráfico de drogas grave demais para permitir a liberdade do réu. O processo teve um andamento tal que tirou da cadeia o filho da desembargadora e o transferiu para uma clínica psiquiátrica. Este caso mostra  como a Justiça é seletiva comparado a outros de pessoas menos favorecidas, especialmente pobres e negras.



Rafael Braga, conhecido como “o cara do Pinho Sol” que é negro e era catador de recicláveis (latinha principalmente), foi preso sob acusação de produzir coquetel molotov para uso nos protestos. Rafael tinha nas mãos duas garrafas, uma de desinfetante, outra de cloro, encontradas, segundo ele, na garimpagem que fazia na rua. Rafael foi condenado, mesmo sem provas, por fabricar os artefatos explosivos. Quando foi colocado em regime aberto, com tornozeleira, voltou a ser detido, na comunidade do Cruzeiro. A polícia diz que ele portava 0,6 gramas de maconha e tinha um morteiro. Foi acusado de associação para o tráfico. Como na prisão em 2013, não havia provas, mas o juiz Ricardo Coronha o condenou assim mesmo, com o argumento de que não poderia duvidar da palavra dos policiais. Rafael está preso no Complexo de Bangu e não deverá sair de lá tão cedo. Tem uma condenação de 5 anos por causa do desinfetante e outra de 11 anos pela condenação por tráfico. Quem vai acreditar na palavra de um negro pobre reincidente?

Já o filho da desembargadora do Mato Grosso do Sul, Breno Solon Borges, tinha sido preso por porte ilegal de arma, foi apanhado em flagrante com 130 quilos de maconha, uma pistola 9 milímetros e farta munição para armas de uso restrito. Estava sendo investigado por planejar o resgate de um chefe do tráfico no Estado, recolhido numa penitenciária, e por negociar droga. É dono de várias empresas e ostentava, no facebook, uma vida nababesca. Breno ficou três meses na cadeia e conseguiu o habeas corpus para se tratar numa clínica, pois teria síndrome de boderline e seria dependente químico. O compromisso da defesa é que a desembargadora Tânia será tutora do filho.

Os dois casos escancaram a seletividade da Justiça brasileira. Um caso é no Rio, outro no Mato Grosso do Sul, mas nas duas decisões há uma constatação: O que vale para uns, não vale para outros. O princípio de dois pesos e duas medidas.

Para Rafael, o cara do Pinho Sol, a realidade é a que foi expressa num muro da comunidade onde ele tirou foto, no curso período em que cumpriu pena em regime aberto (com tornozeleira):

— O Estado te esmaga de cima para baixo.

Por conta desta foto, exposta em rede social, passou dez dias em solitária.

A Justiça é implacável. Com os pobres.


Louvado O Senhor Jesus Cristo para sempre.

http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/politica/geral/rafael-braga-e-breno-fernandes-a-justica-e-o-dinheiro-74-47550

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.