domingo, 9 de julho de 2017

Nicholas Domingues - Homem trans que se suicidou em Juiz de Fora escreveu: "Como se não bastasse todo o sentimento em relação ao corpo, temos que aguentar a opressão e enfrentar diariamente os olhares esquisitos no banheiro, temos que aguentar nossos nomes desrespeitados e a falta de oportunidades no mercado de trabalho e uma junção disso tudo mata muito"

Homem trans que se suicidou em Juiz de Fora escreveu: "Como se não bastasse todo o sentimento em relação ao corpo, temos que aguentar a opressão e enfrentar diariamente os olhares esquisitos no banheiro, temos que aguentar nossos nomes desrespeitados e a falta de oportunidades no mercado de trabalho e uma junção disso tudo mata muito"

DADOS SÃO ALARMANTES

66,4% dos homens trans brasileiros pensaram em suicídio, 41,5% já tentaram pelo menos uma vez e 28,2% tiveram duas tentativas. A população em geral, tem o índice de 3% de uma tentativa de suicídio. Apesar desses dados alarmantes não há nenhuma campanha nacional ou políticas públicas que abordem com sensibilidade e eficácia o suicídio de pessoas trans ou LGB. Tampouco campanhas ou ações que visam efetivamente limar as opressões, violações e violências que levam essas pessoas ao suicídio. Ou seja, o Brasil tem a expectativa de vida de 35 anos de uma pessoa trans, continua sendo o país que mais mata essa população e não há nada que sugira que essa situação mude


O preconceito, o fundamentalismo e a invisibilidade continuam matando a população trans de diversas formas. O suicídio é mais uma delas.



Homem trans que se suicidou em Juiz de Fora

Após passar anos lutando contra a transfobia e a opressão, na quarta-feira (05) Nicholas Domingues  cometeu suicídio. Nicholas era um jovem homem trans, estudante de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora e militante da União Juventude Comunista (UJC Brasil). Era natural de São José dos Campos, gostava de gatos e tinha um cabelo colorido na capa do Facebook.

O jovem trans brasileiro Nicholas apesar de passar anos lutando contra a transfobia, se sensibilizava com a opressão vivida por outras pessoas trans ou grupos marginalizados. Em um recente relato, publicado no dia 7 de junho em seu Faceboook, Nicholas falou sobre as várias opressões que pessoas sofrem no decorrer da vida. Ele apontou que 144 pessoas trans foram assassinadas em 2016, que 90% das travestis e transexuais se prostituem e que 66% dos homens trans já pensaram em cometer suicídio em algum momento da vida. “Claramente, existe um grande problema”.


NICHOLAS FALOU SOBRE A OPRESSÃO

“Atualmente, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Essa frase, que quando escutada pela primeira vez assusta porque ‘Nossa, eu nunca ouvi falar sobre morte de pessoas trans’. Mas é claro que nunca ouviu, você nunca ouviu falar sobre pessoas trans. Afinal, quem não existe, não trabalha, não ama, não vive e não morre. E para muitos, pessoas trans não existem e se existem, não devem existir, porque é errado , simplesmente por ser, nada mais”, escreveu.

Nicholas também chegou a falar sobre suicídio, dizendo que pensamentos suicidas fazem parte do cotidiano da pessoa que não se identifica com o gênero imposto ao nascer.

"Porque como se não bastasse todo o sentimento em relação ao corpo, temos que aguentar a opressão e enfrentar diariamente os olhares esquisitos no banheiro, temos que aguentar nossos nomes desrespeitados e a falta de oportunidades no mercado de trabalho e uma junção disso tudo, meu querido, mata. E mata muito", lamentou.


https://faizakhalida.blogspot.com.br/2017/07/nicholas-domingues-homem-trans-que-se.html

NLUCON
http://www.nlucon.com/2017/07/jovem-trans-suicidio-e-reabre-transfobia-nicholas.html


https://homofobiamata.wordpress.com/2017/07/05/nicholas-domingues-estudante-suicidio-mg-juiz-de-fora/

SUICÍDIO

A pesquisa “Homens trans no Brasil: as políticas públicas e a luta pela afirmação de suas identidades”, feita pela faculdade de psicologia Mauricio de Nassau, aponta que 66,4% dos homens trans brasileiros pensaram em suicídio, que 41,5% já tentaram pelo menos uma vez e 28,2% tiveram duas tentativas. A população em geral, tem o índice de 3% de uma tentativa de suicídio, informa o CVV.

Dados internacionais da National Gay and Lesbian Task Force apontam que 41% das pessoas trans já tentaram suicídio nos EUA, contra 1,2% da população cisgênero (aquela que se identifica com o gênero designado no nascimento. Uma pesquisa do Instituto Williams de Los Angeles publicada em 2014 estimou que 40% das pessoas trans já tentou cometer suicídio.

Já uma pesquisa da Universidade de Columbia nos Estados informa que o índice de suicídio é 5 vezes mais frequente entre LGBT.

Apesar dos dados alarmantes não há nenhuma campanha nacional ou políticas públicas que abordem com sensibilidade e eficácia o suicídio de pessoas trans ou LGB. Tampouco campanhas ou ações que visam efetivamente limar as opressões, violações e violências que levam essas pessoas ao suicídio. Ou seja, o Brasil tem a expectativa de vida de 35 anos de uma pessoa trans, continua sendo o país que mais mata essa população e não há nada que sugira que essa situação mude.

No texto, Nicholas frisou que é "importante perceber o problema, porque não está certo do jeito que está". O preconceito, o fundamentalismo e a invisibilidade continuam matando a população trans de diversas formas. O suicídio é mais uma delas.

Louvado O Senhor Jesus Cristo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.