segunda-feira, 18 de julho de 2016

Erros de avaliação para o trabalhador com depressão em perícias do INSS se multiplicam pelo país. MÉDICO PSIQUIATRA ALBERTO CARVALHO COORDENADOR DA COMISSÃO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP) CONTOU QUE EXISTE DESPREPARO DE MÉDICOS PERITOS DO INSS NO QUE SE REFERE À CAPACIDADE DE ATESTAR OU NÃO A CAPACIDADE PARA O TRABALHO. Segundo especialistas, milhares de trabalhadores com transtornos psiquiátricos sem condições de trabalhar devido ao agravamento dos transtornos lutam contra o despreparo dos médicos peritos do INSS em atestar a capacidade laborativa desses pacientes. Os problemas dos pacientes são estigmatizados pela Previdência Social no momento de analisar uma concessão. SEGURADA DIAGNOSTICADA COM BIPOLARIDADE, SÍNDROME DO PÂNICO, DEPRESSÃO E SINTOMAS OBSESSIVOS COMPULSIVOS QUE A IMPEDEM DE TRABALHAR COMO ATESTOU PSIQUIATRAS E SEM CONDIÇÕES DE RETORNAR AO TRABALHO PERDEU O AUXÍLIO-DOENÇA EM PERÍCIA DO INSS.

Adriana Marcia Batista, de 45 anos, passa dificuldades após cancelamento do benefício Foto: Guilherme Pinto

JORNAL EXTRA (Bruno Dutra)
JORNAL O GLOBO


A batalha de doentes psiquiátricos contra o INSS


“Tudo à minha volta me causa medo, pânico. Não consigo me relacionar com as pessoas, e sair de casa é sempre um desafio. Pessoas ao redor me causam fobia, o que me deixa completamente descontrolada”. O relato é da ex-contadora Adriana Márcia Batista, de 45 anos, diagnosticada com bipolaridade, síndrome do pânico, depressão e sintomas obsessivos compulsivos, em 1998. As doenças a impedem de trabalhar, como atestam psiquiatras. No entanto, a segurada INSS, após ficar afastada entre 2010 e 2015, perdeu o auxílio-doença em sua última perícia.

Agora, sem condições de retornar ao trabalho, devido ao agravamento dos transtornos, ela luta na Justiça para ter de volta o benefício. E Adriana não está sozinha. Segundo especialistas, milhares de trabalhadores com transtornos psiquiátricos enfrentam a mesma dificuldade. O motivo, dizem os psiquiatras, é o despreparo dos médicos peritos do INSS em atestar a capacidade laborativa desses pacientes.

Segundo dados obtidos pelo EXTRA, entre 2013 e 2015, 318.044 benefícios por incapacidade, entre auxílios-doença e aposentadorias por invalidez, foram concedidos em todo o país a segurados com doenças psiquiátricas. No entanto, afirmam os especialistas, o número seria maior, caso os problemas não fossem estigmatizados pela Previdência Social no momento de analisar uma concessão.

— A maior queixa é em relação ao tratamento dado pelos peritos. Na minha visão, existe despreparo desses médicos no que se refere à capacidade de atestar ou não a capacidade para o trabalho — avaliou o psiquiatra Alberto Carvalho, coordenador da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Depressão é líder entre as concessões

Entre os benefícios concedidos pelo INSS nos últimos dois anos, 80.425 foram liberados a segurados com depressão. Somente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de dez milhões de pessoas sofrem com o problema. Apesar de não escolher sexo nem faixa etária, a incidência maior da doença se dá entre os 20 e os 40 anos, justamente no auge da vida profissional. Para o psiquiatra Alberto Carvalho, é necessário que o INSS repense a perícia para o paciente com algum tipo de transtorno mental.

— Sabemos que é impossível uma perícia especial para este tipo de paciente, mas seria interessante que um perito psiquiatra pudesse atender esse trabalhador, para evitar erros de avaliação, que se multiplicam pelo país — disse.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão ocupa o segundo lugar dentre as doenças que mais causam incapacidade no trabalho, e a projeção é que, até 2020, esteja no topo da lista.

Em linha com essa afirmação, uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), revela que 48,8% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho sofrem com algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.