sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ATÉ MÉDICOS ESTUDANTES DA USP DEBOCHARAM DE TRANSEXUAIS NA INTERNET. Estudantes de medicina da USP demonstraram total despreparo para atender a esses pacientes. Mesmo ameaçada, possivelmente de morte, Daniela Andrade, uma mulher transexual, denunciou a transfobia no Facebook. Posteriormente o autor da postagem pediu desculpas pelo episódio EXTREMAMENTE OFENSIVO. E confirmou que é COMUM este tipo de "BRINCADEIRAS" (que nada têm de brincadeiras) entre universitários de MEDICINA.

http://www.brasilpost.com.br/2015/08/20/transfobia-medicina-usp_n_8016328.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004
BRASIL POST (Thiago Araújo)

ESTUDANTES DE MEDICINA DA USP FAZEM PIADA COM CIRURGIA DE SEXO EM EPISÓDIO DE TRANSFOBIA

FOTO MONTAGEM: ESTADÃO

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que está envolvida na polêmica da ocorrência de 112 ESTUPROS nos últimos 10 anos, vê agora seus estudantes envolvidos em transfobia. 

O post foi apagado da internet , mas a foto em questão foi registrada antes que os estudantes a apagassem:


Depois do post ser denunciado ao Facebook, a imagem foi apagada da rede social. Mas o caso mostrou que estudantes de medicina que atendem as pessoas trans estão reproduzindo a transfobia, fazem piadas, gestos grosseiros. E não estão aptos a entenderem o sofrimento das pessoas trans para atendê-las dignamente em consultórios médicos.



"Gente poderosa" tentou silenciar a denúncia da transfobia dos médicos da USP que foi divulgada pela Daniela Andrade que  há 7 anos espera, mesmo com depressão, à realização do procedimento cirúrgico. Daniela, assim como outras pessoas trans foram agredidas com os deboches às cirurgias de trangenitalização.

Sobre as AMEAÇAS de pessoas poderosas, Daniela respondeu que seu corpo físico pode morrer, mas ela não se AMEDRONTOU:
"Nós travestis e transexuais, já nascemos mortas para tudo nessa vida, mortas para a sociedade, mortas para as políticas públicas, mortas para o respeito tão necessário e que jamais nos é dado. Sobrevivendo nessa sociedade que nos odeia".



Daniela Andrade enfrentou os médicos estudantes da USP e lhes disse que "piada com sofrimento humano não é piada" e  que "qualquer pessoa que prestou um vestibular para lidar com gente, com a saúde de gente, deveria se mancar disso".


"Não autorizo ninguém a debochar do meu sofrimento ...

A sociedade está o tempo todo debochando de nós pessoas transexuais. Tentem fazer ... algo para além do senso discriminatório ... Decidiram as pessoas cisgêneras que nossa vocação natural é ser piadas de vocês.

Se tivessem a ombridade 5 segundos na pele da outra pessoa, talvez começassem a pensar diferente. Mas como se colocarão 5 segundos na pele de quem, a maioria de vocês determinou que nem gente é, não é mesmo? Fica muito difícil, quiçá impossível".


" ... Ainda estamos disputando quem tem o direito a ser considerado humano e quem não tem. Quem tem direito aos direitos humanos e quem não tem.

... Respeito deveria ser uma obrigação, o ponto inicial para qualquer relacionamento entre os seres vivos.

Não vou colocar medalhas e achar que a pessoa que passou a respeitar transexuais está degraus acima na escala evolutiva. No meu entendimento, está fazendo nada menos que sua obrigação.


"Eu repeito diariamente todas as pessoas, independente de suas características físicas, de como vivem suas vidas, eu sempre espero que me respeitem também.

Nunca terá graça rir de quem convencionou-se socialmente que a própria existência é motivo de deboche. O simples fato de existir numa sociedade que odeia transexuais, que naturalizou que nossa função na terra é sermos criminalizadas, ridicularizadas, patologizadas, exotificadas e desumanizadas é em si mesmo um grande ato de militância, de ativismo.

Sobreviver diariamente no país que mais mata transexuais no planeta".

"Eu aprendi desde muito cedo que deveria provar o tempo todo que eu era no mínimo 2 vezes mais capaz em absolutamente tudo que eu pensasse em fazer, pois para a sociedade inteira nós já nascemos derrotadas, e estão o tempo todo à espreita torcendo pelo nosso fracasso.

Afinal, onde já se viu uma pessoa transexual achar que é gente e, pior ainda, cobrar as pessoas cisgêneras, exibir o respeito que nunca nos foi dado de mão beijada, mas é uma conquista diária, segundo a segundo.

Se para você é muito difícil não transformar transfobia em piada, e ninguém sabe mais que nós o que é transfobia, nós precisamos combatê-la no nosso dia-a-dia, imagina para quem não tem a opção de simplesmente não lidar com transfobia? Não tocar no assunto?


Imagina para quem está o tempo todo sendo superexigida, discriminada e açoitada pela sociedade, afinal de contas, quem nos entende por sujeito de direitos? Quem dá crédito às pessoas que a medicina cisgênera definiu que ... não é gente suficiente para exigir qualquer forma de respeito ... " 


O autor da postagem, em sua página pessoal no Facebook, pediu desculpas pelo episódio que ele mesmo definiu como "EXTREMAMENTE OFENSIVO"

"Gostaria de pedir desculpas pelo comentário EXTREMAMENTE OFENSIVO que postei nos últimos dias junto com UMA FOTO... é claro que foi UM ABSURDO fazer piada com a vida de pessoas que sofrem diariamente pelo simples fato de serem.

Como homem heterossexual cis, ... não tenho noção do sofrimento e violência que pessoas trans SOFREM diariamente e da luta tão difícil por aceitação e reconhecimento dos seus DIREITOS. Isso não é de forma alguma desculpa ou justificativa para causar mais sofrimentos aos outros, e por isso eu tento diariamente desconstruir meus preconceitos. Claramente ainda tenho muito a aprender, e quero assumir publicamente o compromisso de agir ativamente não só para que eu não cause mais sofrimento a ninguém, mais para que aqueles a meu redor também não o façam.

O meu post com esta foto, como ... comentaram, foi apagado, mas não foi depois de ser printado e compartilhado, e sim antes. Pouco tempo depois de postar a foto, um amigo me mostrou o quanto ela tinha sido DESRESPEITOSA, e por isso eu a havia apagado. No trabalho diário de desconstrução de preconceitos, felizmente sei que posso contar com alguns amigos que me guiam no processo de aprendizado.

Infelizmente, eles NÃO SÃO A MAIORIA. Em meu grupo social, ainda é COMUM ouvir este tipo de "BRINCADEIRAS" (que nada têm de brincadeiras), .... A normalidade com que estas coisas acontecem na sociedade é ultrajante, e deve com certeza ser combatida diariamente. A normalidade com que isso acontece em grupos UNIVERSITÁRIOS, principalmente em ESCOLAS PÚBLICAS e de MEDICINA, é um sinal claro de que a nossa educação não está focada no que realmente importa.

Como estudante de medicina, sei que tenho um papel importante sobre a intimidade e o sofrimento humano, e uma alta responsabilidade com a sociedade. No dia desta foto - e infelizmente em muitos outros - falhei grosseiramente. Peço sinceras desculpas a toda a comunidade trans e a todos (as) os (as) outros (as) que tenha se sentido ofendido com a MINHA POSTAGEM.

Em meu eterno processo de aprendizado, sempre lembrarei deste momento para que, em ocasião nenhuma, nem mesmo na intimidade do meu grupo de amigos, eu volte a brincar com uma situação que nada tem de engraçada, e que ainda é fruto de tanta VIOLÊNCIA e SOFRIMENTO ... "

(Leia o pedido público de desculpas completo para as pessoas trans ofendidas no post do Facebook de Iago Perissinotti)

31 comentários:

  1. O engraçado é que desculpas pra Daniela ele não pediu... Cretino

    ResponderExcluir
  2. estudam com o nosso dinheiro e querem fazer graça?

    ResponderExcluir
  3. infelizmente acho que a Usp não está formando profissionais verdadeiros, acho que em todos os aspectos o que a gente houve falar de preconceito com mulheres, negros e pessoas que saem do contesto burgues deles ,sei lá estou tão triste com este país ,uma constante avalanche na sociedade de pessoas desonestas ,desumanas ,sem educação apesar de fazer uma usp. O que assola este país?Falta de PRINCIPIOS FAMILIARES !

    ResponderExcluir
  4. no minimo hediondo e obviamente criminosa esta foto. o que esperar de um bando de amebas super desenvolvidas com inteligencia para a imbecilidade apoiados pela sua boa criaçao burguesa que naturalmente os conduz para essa masmorra de atrocidades chamada usp onde alunos sao estuprados, assassinados, onde alunos se drogam e traficam...todos sabem...todos sabemos...mas na terra de ninguem onde tudo termina em pizza e marchinha de carnaval, o que esperar desse bando de carniceiros, pois dizer que sao açougueiros vestidos de medicos seria uma grande ofensa à profissao. Essa gente nao sabe o que è ètica, muito menos o que è humanidade. Fora dos seus circulos "nobres" todos sao barbaros e um ser humano passando pela transiçao mais dolorosa da vida è apenas um pedaço de bife de segunda cuja privacidade e moral nao precisam ser consideradas, pois pra eles o que esta ali è coisa e nao pessoa. Enfim, pela quinquagesima oitava vez a Usp da provas que nao è capaz de instruir, quanto mais de educar e formar. Resumo...a propaganda è a alma do negocio, Pinico please!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso tem que ter indenização,abrir um processo e colocar todos na cadeia,o desrespeito apenas mostra que certos indivíduos não tem condições de exercer nenhuma profissão...chega de brincadeira,merecemos respeito!

    ResponderExcluir
  6. O caso da transfobia dos estudantes de Medicina da USP serve para ver que SIM existe HomoTransfobia nas Clinicas Médicas e Hospitais também. Tai aí um pequeno indício...

    ResponderExcluir
  7. espero que os responsaveis sejam punidos,,,e muito dificil viver em sociedade com esse povo...complicado viu.

    ResponderExcluir
  8. Um absurdo sem tamanho. São esses futuros médicos, que não conhecem a legislação, mto menos o sentido da medicina.

    ResponderExcluir
  9. no minimo hediondo e obviamente criminosa esta foto. o que esperar de um bando de amebas super desenvolvidas com inteligencia para a imbecilidade apoiados pela sua boa criaçao burguesa que naturalmente os conduz para essa masmorra de atrocidades chamada usp onde alunos sao estuprados, assassinados, onde alunos se drogam e traficam...todos sabem...todos sabemos...mas na terra de ninguem onde tudo termina em pizza e marchinha de carnaval, o que esperar desse bando de carniceiros, pois dizer que sao açougueiros vestidos de medicos seria uma grande ofensa à profissao. Essa gente nao sabe o que è ètica, muito menos o que è humanidade. Fora dos seus circulos "nobres" todos sao barbaros e um ser humano passando pela transiçao mais dolorosa da vida è apenas um pedaço de bife de segunda cuja privacidade e moral nao precisam ser consideradas, pois pra eles o que esta ali è coisa e nao pessoa. Enfim, pela quinquagesima oitava vez a Usp da provas que nao è capaz de instruir, quanto mais de educar e formar. Resumo...a propaganda è a alma do negocio, Pinico please!!!

    ResponderExcluir
  10. Jà não sei oque e pior O juramento que fasem na biblia ou os descazo que eles prestão

    ResponderExcluir
  11. meu, como pode uma coisa dessas? pior... nada acontece a essa gentalha? cadê a porra do juramento d merda q fazem? isso q dá uma imprensa d merda q temos q desvirtua todos os valores morais da sociedade e leva um bando d gte assim a acreditar em sua pura "inimputabilidade"!

    ResponderExcluir
  12. belos exemplos... e não tão raros

    ResponderExcluir
  13. Os mesmos que falam mal dos médicos cubanos, que vãoonde os filhinhos depapai não querem ir...

    ResponderExcluir
  14. E por isso que eles LESAM e não CURAM...são charlatães e pseudo-medicos!

    ResponderExcluir
  15. Brincadeira aff? Ignorantes!!! Agressores, devem ser punidos!!!! Lamentável, total desrespeito!!!!

    ResponderExcluir
  16. Dai me pergunto fiz todo meu Tratamento TRANSEXUALIZADOR. no HC. onde a maioria dos médicos que nos atenderam e atendem são dessa Instituição de ensino USP ...

    ResponderExcluir
  17. Muitos médicos bons...mas estes ai nota 0

    ResponderExcluir
  18. EU SINCERAMENTE NÃO ACREDITO MAIS NESSA MELHORA ENTRE OS SERES HUMANOS....SEI LÁ VEJO TANTA DESIGUALDADE SOCIAL....TANTA HIPOCRISIA...TDAS NÓS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS PASSAMOS PLOS MESMOS PRECONCEITOS....PLAS MESMAS DIFICULDADES NO MERCADO DE TRABALHO E DIANTE A SOCIEDADE HETERO....PODE SER FEIA LINDA POBRE RICA OPERADA OU NÃO....NÀO ADIANTA....P ESSA SOCIEDADE SOMOS UM BANDO DE VEADO LOUCO QUERENDO SER MULHER....ENTRISTECE MAS É A PURA REALIDADE.....POR ISSO VIVO C MEU BOTAOZINHO LIGADO DE FO-DA-SE P TUDO E TENTO VIVER DA MELHOR FORMA POSSIVEL NO MEU LIMITE.....SEMPRE

    ResponderExcluir
  19. o texto da Daniela mostraque nòs nascemos morta para a sociedade entao pq entre nòs mesmas nao nos unimos para sermos mais forte para enfrentamos essa sociedade hipocrita e falsa-moralista?

    ResponderExcluir
  20. Apesar de ter reconhecido o erro, fica claro nossa infinita desigualdade de classes e quem tem acesso as grandes universidades do nosso pais...Com qual noção de respeito ao próximo esses médicos trabalharão?!

    ResponderExcluir
  21. Total falta de ética e profissionalismo!!!!!

    ResponderExcluir
  22. no brasil é assim mesmo... o povo so sabe perder tempo com time, novelas, e muuuuita fofoca.

    ResponderExcluir

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.