quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Moradores de Belford Roxo na Baixada Fluminense limpam os estragos causados pela chuva.



http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/10/25/defesa_civil_do_rio_atende_um_chamado_a_casa_6_minutos_por_causa_da_chuva_1058323.html

Emergência

Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, limpam os estragos causados pela chuva

Chuvas outubro 2007


O local mais atingido nas chuvas na região é Belford Roxo, onde as chuvas causaram prejuízos em 27 dos 30 bairros do município.



Temos 500 mil habitantes em Belford Roxo. Nosso abastecimento de energia e o sistema de transportes também sofreram as conseqüências das chuvas.

800 pessoas ficaram desalojadas, outras 233 desabrigadas e 57 casas foram danificadas. As chuvas também causaram danos em estabelecimentos comerciais e prédios públicos. O município ficou em estado de emergência.

NOVEMBRO


Depois da chuva

Duzentos moradores de Belford Roxo que tiveram as casas destruídas no temporal do último fim de semana de novembro contam com a ajuda de parentes.


Naquele fim de ano, a solidariedade teve um papel especial na vida de quase 200 moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Eles tiveram as casas destruídas no temporal do último fim de semana de novembro e viveram com ajuda de parentes e vizinhos.

Vera Lúcia estava com o marido e os sete filhos quando a chuva destruiu a casa e todos os móveis.
"A parte que ficou em pé, a Defesa Civil foi lá e disse que não tem condições de ficar dentro. A parede está toda mole. Às vezes fica difícil a gente se controlar, tento pedir forças a Deus e ver o que vai ser daqui para a frente", emociona-se Vera Lúcia Lopes, lavadeira.

Cleide Martins estava chegando do hospital. Ela tinha acabado de dar à luz o segundo filho. "Eu estava cheia de pontos, em cima da cama. A casa começou a cair e eu tampei ele com travesseiros", lembra.

A casa de Maximiliana Sá, dona de casa foi interditada pela Defesa Civil. "Ainda está sem telhado, e conforme a chuva vai pegando no tijolo, ele vai amolecendo mais. Aí, eles falaram que é muito perigoso pra gente ficar lá dentro, porque qualquer ventinho que der, a parede há de cair", lamenta.

Essas foram algumas das 180 pessoas que ficaram desabrigadas depois da enchente em Belford Roxo. Depois dependeram da ajuda de parentes e amigos. Comeram na casa de vizinha que conseguiu doações.

"Se cada um fizesse um pouquinho, as coisas seriam bem melhor. A única coisa que a gente pede é ajuda para material de construção e para não deixar as crianças com fome", observou Valéria Xavier, dona de casa.

Só no Morro da Torre, 39 casas foram interditadas.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.