segunda-feira, 2 de julho de 2007

BELFORD ROXO: ANDANDO DE SALA EM SALA PARA PEDIR CARTEIRA PARA SENTAR.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL134486-9106-25,00-SEM+LUGAR+PARA+SENTAR.html
30 de Março de 2007

Sem lugar para sentar

RJ nas escolas: estudantes de Belford Roxo têm que dividir o espaço para poder estudar. O tempo das aulas diminuiu e faltam lugares para sentar.

Um único endereço e dois colégios - os alunos das escolas municipais Márcia de Brito e Manuel Gomes, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, têm que dividir o espaço para poder estudar. Resultado: o tempo das aulas diminuiu e com tantos alunos, faltam até lugares para sentar.

Na ultima avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Belford Roxo teve o pior desempenho entre todos os municípios da Baixada, e um dos piores do estado.

Segundo especialistas, a qualidade do ensino também está diretamente relacionada às boas condições dos colégios. Na Baixada Fluminense há um colégio onde os alunos precisam chegar uma hora antes das aulas. Para quê? Para correr atrás de uma carteira que não esteja quebrada.

São duas escolas em uma. Isso é possível porque a Escola Municipal Márcia de Brito precisou ser reformada e foi incorporada à Escola Manuel Gomes. Agora, são quatro turnos e faltam carteiras.

“Eu estudo de 7h às 11h. Depois há uma turma das 11h às 15h, outra de 15h às 19h e a última das 19h às 22h”, conta uma aluna.

“O horário de aula é horrível, das 11h às 14h20. As aulas devem começar umas 11h20, então é pouco tempo”, reclama uma mãe.

Corrente e cadeado no portão – a direção da escola não autorizam imagens de dentro. Mas não precisa. Dá para imaginar. Alunos e pais contaram com detalhes como é estudar ali.

“No turno da manhã, não tem cadeira para todo mundo. Às vezes falta e há muitas quebradas”, diz um aluno.

“Para conseguir sentar, tem que chegar primeiro. Chegamos cedo para conseguir um lugar Tem que sair correndo. Quem não consegue fica em pé, ou estuda sentado no chão. Às vezes a cadeira não tem braço, temos que ficar esperando o braço chegar para estudar. Se não tem braço mesmo, a gente coloca o material no colo”, contam os estudantes.

“Ou então, arrumamos uma madeira, sentamos em cima e estudamos. Eu não sento no chão”, aponta um menino.

“Eu queria uma escola bonita, com cadeiras boas para poder sentar”, pede um garoto.

Está começando o segundo turno do dia. Todo mundo vai para a fila, para não perder a carteira.

“Às vezes ficamos andando de sala em sala para pedir cadeira. É um absurdo”, diz uma menina.

“A gente queria pedir para que abrissem o colégio de novo ou que a prefeitura alugasse um terreno para o colégio. Não dá para ficar aqui com quatro turnos”, afirma uma mãe.

Em nota, a prefeitura de Belford Roxo informou que a inauguração do novo prédio da Escola Municipal Márcia de Brito está prevista para a segunda quinzena de abril e que a escola Manuel Gomes voltará a funcionar em três turnos. A prefeitura nega a falta de carteiras.

O RJTV nas Escolas voltará à Belford Roxo para ouvir de pais e alunos se a situação melhorou.

Para reclamar de problemas nas escolas do seu bairro, entre em contato com a gente. É só ligar para o telefone: 2461-20-30

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo para sempre.