domingo, 7 de junho de 2015

Papa Francisco recebe transexual em audiência no Vaticano: "“Deus aceita-te como és”. "Claro que és filho da Igreja", disse.

AFP/Getty Images
http://observador.pt/2015/01/28/papa-recebe-transsexual-no-vaticano-deus-aceita-te-como-es/
Depois de 2 telefonemas, o encontro. O Papa Francisco recebeu um cidadão espanhol transexual e a namorada no Vaticano. " Claro que és filho da Igreja", disse.

Diego Neria Lejárraga era Cuca até há oito anos, quando decidiu fazer a operaçãode mudança de sexo. Católico praticante, sofreu durante anos com o fato de não ser aceito pela Igreja. Pelo menos pela parte mais conservadora da Igreja na pequena cidade espanhola de Plasencia, em Cáceres, onde sempre viveu.

Há uns meses resolveu escrever uma carta ao Papa Francisco onde expunha o que sentia e onde questionava se era mesmo filho de Deus. Mensagem recebida. O Papa telefonou-lhe e o encontro com Diego e a namorada, Macarena, concretizou-se no Vaticano.

"Deus quer bem a todos os seus filhos, sejam como forem, e tu és filho de Deus por isso a Igreja aceita-te com és, disse o Papa Francisco quando telefonou ao espanhol de 48 anos, que chegou a ser a ser apelidado por um padre de "filha do diabo", para marcar os pormenores da sua ida ao Vaticano.

A realidade trangênero e transexual tem ganho cada vez mais expressão.

Conhecido por telefonar às pessoas sem se fazer anunciar, o Papa Francisco ligou pela primeira vez a Diego em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e voltou a apanhá-lo no telemóvel no dia 20 para acertar os pormenores da viagem. Segundo o El Mundo, que já falou com Diego Lejárraga depois do encontro papal, a primeira vez foi apenas para dizer que estava a par da sua situação e que queria recebê-lo no Vaticano. Prometia ligar novamente.

Prometido, cumprido. A 20 de dezembro, Diego estava de visita a Sevilha, onde vive a namorada, quando recebeu a segunda chamada. Entrou numa loja para acalmar o ruído e poder ouvir melhor. Era o Papa que estava do outro lado da linha para lhe perguntar quando era melhor para ele ir a Itália. "Durante o fim de semana é melhor, não é?", perguntou o chefe da Igreja Católica. "Quando quiser", limitou-se a responder. Ficou então marcado para um sábado, para não interferir com a semana normal de trabalho do convidado, e depois de Francisco ter pedido uns minutos para olhar para a agenda, lá atirou: "Tenho uma possibilidade no dia 24 de janeiro às 17h, que tal?

Feito. Respondendo ás dúvidas logísticas de Diego, o Papa ainda pediu para não se preocupar com os gastos da viagem. De resto, "basta chegarem à porta da residência de Santa Marta e dizerem que estou à vossa espera".

Oficialmente, a Igreja não reconhece mudanças de sexo, mas o Papa Francisco instou-a a mostrar mais compaixão para com setores da sociedade que se sentem excluídos, nomeadamente quando recentemente disse, a propósito dos homossexuais, "Quem sou eu para os julgar?".

Diego Lejárraga disse que o que foi dito na audiência com o papa é um "segredo só deles", e descreveu o momento como "uma experiência única".  Sabendo que a transexualidade ainda não é bem aceita por todos, ele espera que o seu caso ajude que outras pessoas na sua situação não passem pelo mesmo tipo de discriminação que ele passou.

 
Encontro aconteceu após Diego Neria Lejarraga, de 48 anos, escrever ao pontífice por ter sido excluído de sua paróquia após cirurgia de mudança de sexo
Por Redação PORTAL FORUM
No sábado 24 de janeiro de 2015, o Papa Francisco recebeu em audiência privada no Vaticano o transexual Diego Neria Lejarraga, de 48 anos, junto com sua namorada. A informação é do jornal espanhol Hoy.
Lejarraga escreveu ao pontífice por estar sendo excluído de sua paróquia, em Estremadura, na Espanha, após ter feito cirurgia de redesignação sexual. Ele teria sido proibido de comungar, tendo sido chamado pelo pároco local de “filha do diabo”. “Nunca antes havia me atrevido [a escrever uma carta a um pontífice], mas com o Papa Francisco, depois de ouvi-lo em muitas intervenções, senti que ele me escutaria”, disse.
O próprio papa teria ligado para Lejarraga no dia 8 de dezembro. “Era de um número oculto. A verdade é que não sei muito bem porque atendi ao telefone, porque essas chamadas não costumo atender”, lembra. Após se identificar, Bergoglio disse que havia lido a carta e que ligaria dias depois para marcar uma reunião.
A respeito do encontro, realizado de forma privada, como muitos outros de Francisco, na residência de Santa Marta, as fontes oficiais da Santa Sé não quiseram se pronunciar.
Foto: http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/mundo/2015/02/18/317898/papa-francisco-se-reune-com-grupo-de-gays-no-vaticano
 http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/01/papa-francisco-recebe-transexual-vaticano/


Comentários

  • Zé Eduardo
    Fazendo a diferença!

  • Carlos Augusto Cruz
    Francisco...orgulho de tê-lo como Papa. Tinha que ser argentino.

  • Ana Maria Scabello · Executiva Pública na empresa Aposentado
    Este Papa faz mesmo toda a diferença. Que Deus o abençoe e o deixe cumprir sua missão!

  • Marcos Marta Julia · São Gonçalo
    Jesus veio ao mundo para os pecadores ele acolheu, curou, libertou a todos com sua justiça, paz e amor... algumas pessoas irão criticar o Papa pela atitude de receber um Transexual mais ele fez o que Jesus faria se tivesse na face da terra hoje, pois já está em espírito dentro de nossos corações.

    Jorge Márcio Beraldo · UFMG
    OBSERVADOR
    http://observador.pt/2015/01/28/papa-recebe-transsexual-no-vaticano-deus-aceita-te-como-es/

3 comentários:

  1. Não sou cristão, mas fico contente de saber da existência de cristãos como Bergoglio.

    ResponderExcluir
  2. Espero que este Papa ele viva muito tempo!

    ResponderExcluir
  3. Admiro muito a sabedoria deste Papa, ele surpreende de forma muito positiva. Ele prega o que deveria ser o mais importante em todas as religiões: o amor incondicional

    ResponderExcluir

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.