segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Uma análise séria de relatórios e ofícios elaborados por supervisores e orientadores da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo e de Inquéritos Administrativos Disciplinares da Procuradoria-Geral de Belford Roxo inclusive deve ser feita à luz dessa realidade opressora e dessa encenação do Jogo de cartas marcadas.


Em Belford Roxo, os nossos governantes e gestores têm atitudes equivocadas na área da educação quando responsabilizam os professores pelo fracasso do ensino.

Os professores podem ser bons, competentes, acima da média e os alunos continuarem a serem fracos, abaixo do mínimo exigido.

Por que isso acontece?

Porque não basta jogar o profissional em um local determinado sem condições operacionais para trabalhar.
E aí está o começo de tudo. Do sucesso do ensino.

45 , 50 , 55 alunos em uma sala de aula. Isso é conveniente e atrativo para os gestores que trabalham priorizando o dinheiro, achando que é na EDUCAÇÃO que se deve economizar inchando as salas de aulas com alunos.

Muitas vezes essa é a opinião velada, mas real, de pessoas que possuem o poder de interferir no trabalho escolar :
“ Vamos inserir alunos e mais alunos dentro das salas de aulas. E o professor que se dane e seja competente resolvendo este problema”.

Em Belford Roxo todos os anos, começa-se o ano com alunos estudando em pé, sem cadeiras. Vai todo mundo para um determinado local, aberto, de difícil controle. Sem quadro . E o professor que se dane, mas que ensine, pois é profissional. E faça acontecer o milagre do ensino, de 50 alunos.
E por incrível que possa parecer, posso dizer que fiz acontecer.
Usando dos meus dons, de subir nas mesas. Pular de mesas em mesas.
Da minha capacidade de gritar por horas e horas. Da minha capacidade aeróbica , de atleta de rendimento , adquirida nas finais do Vôlei nos Jogos Abertos do Interior. E da minha paciência treinada, nesses anos de  perseguições e injúrias dando aulas com pessoas nas portas e janelas das salas tacando terras e me ofendendo com palavras injuriosas. Enfim, acabei me especializando em dar aulas em Belford Roxo que as pessoas chamam de Terra de Malboro quando querem dizer terra sem lei.

Mas, porque as pessoas dizem que Belford Roxo é Terra sem lei?
Por que as pessoas não conhecem a quem cabe o cumprimento da lei?
Ou porque as pessoas sabem que com modelos existentes, o objetivo das crianças desde pequenos vem sendo tornar-se um político, um mercenário, alguém que no futuro vá ter o poder para fazer a justiça e vai usar desse poder para legislar em benefício próprio .

Então, como mudar esse conceito presente, consciente ou inconsciente na cabeça de parte significativa de pessoas em Belford Roxo?
Fazendo com que os responsáveis por elaborarem as condições para o ensino , ocupem-se em darem as condições para ensino mais do que em desculparem-se por não terem realizado. Ou ludibriando o povo com falsas esperanças e promessas.

Quanto dinheiro não são transferidos para serem usados na educação. Milhões ? Bilhões ? Anonimamente, só denúncia de chegada de verbas …
E onde está a transparência?
De dizer usamos o dinheiro para isso e aquilo.

Em uma escola que trabalho a sala de leitura está muito bem aparelhada com ar-condicionado, mas a professora da sala de leitura é a Pelego da escola (ou uma das).
Aquela que toma conta da vida dos colegas para servir de testemunha de acusação na hora de colocar os professores no tronco, quando questionam , se manifestam dentro do ambiente democrático escolar.

A Democracia é de fachada porque muitos colegas trabalham com medo de represálias.
Não abrem a boca para falar com ninguém. Com medo dos falsos amigos, que fazem o disse-me-disse, o leva e traz. E as punições que são dadas aos profissionais que todos sabemos, mas poucos têm coragem de dizer porque conhecem a índole de determinado gestor e a falsidade que impera no sistema do tipo somos bonzinhos. mas você vai se ferrar, porque eu sou mazinha.

Enfim, uma análise do ensino em Belford Roxo para ter veracidade deve ser realizada numa perspectiva anônima, como é anônimo o voto. Pois só mesmo no anonimato as pessoas vão expressar a realidade, o que realmente acontece, o que elas realmente pensam, e as suas sugestões reais para sair dessa situação calamitosa.

Sendo assim, tudo o mais deve ser analisado, sabendo dessa realidade que está dominada.” Tá tudo dominado, na linguagem dos nossos alunos”. Essa análise séria de relatórios e ofícios elaborados por supervisores e orientadores da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo e de Inquéritos Administrativos Disciplinares da Procuradoria-Geral de Belford Roxo inclusive deve ser feita à luz dessa realidade opressora e dessa encenação do Jogo de cartas marcadas.

(Professora Faiza Khálida Fagundes Coutinho - Prefeitura Municipal de Belford Roxo, matrículas 5508 e 14725, Identidade 09089680-4, CPF 024114147-81)

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Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo para sempre !
A Ele todo Poder, toda Honra e toda Glória para sempre . Amém !