quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Faculdade Cásper Líbero - Há relato que a Instituição é cada vez mais preconceituosa. Recentemente um homem transexual foi expulso pela direção, depois de se revoltar por ser tratado como mulher, de ser exposto a classe pela professora Marina Negri, de Redação Publicitária, e ficar isolado perante a classe. O aluno já se encontrava desestabilizado emocionalmente após travar uma luta na Faculdade pelo respeito ao seu nome social. O diretor Carlos Roberto da Costa reconheceu a má postura e má conduta da professora Marina Negri expondo o aluno transexual Samuel Silva perante à classe e alimentando fatos mesmo após orientação de aguardar o resultado da sindicância para se manifestar.

Um Abaixo-assinado na internet de ex-alunos da Faculdade Cásper Líbero relatou que a Instituição é cada vez mais preconceituosa: Em fevereiro de 2012 um calouro da Cásper Líbero foi preso com fitas adesivas a um poste na Avenida Paulista. Meninas também foram obrigadas a simular sexo oral com pepinos e bananas. A Frente Feminista sofreu agressões por alunos e professores. Nenhum desses abusos gerou reação da Intituição. A Faculdade até agora não aderiu a qualquer programa social de inclusão.




Em 2012 a Faculdade demitiu professor com câncer, em licença médica,  que morreu no ano seguinte. Faculdade disse que demissão foi por questões internas.
Em 2012 a Cásper Líbero demitiu o professor e jornalista Edson Flosi, com 16 anos de casa que lutava há 2 anos contra o câncer. O professor afirmou: "Não deram nenhum motivo para a demissão. Eu nem sabia que ía ser demitido. O que me magoou foi o tratamento tão repugnante a um professor que trabalhou por 16 anos. De repente eles chegaram e falaram que eu estava despedido. A maneira que eu fui tratado me magoou muito". http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Descaso-da-administracao-ameaca-credibilidade-da-Casper-Libero%0D%0A/13/24797
http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/47950/casper+libero+convida+jornalista+edson+flosi++bra+reassumir+suas+funcoes+na+faculdade

Alunos protestaram contra demissão do professor com câncer
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2012/03/1063127-demissao-de-professor-causa-protestos-na-casper-libero-em-sp.shtmlSindicato dos Jornalistas emitiu nota de repúdio contra a demissão de Flosi


Professor Caio Túlio Costa, em 2012, relatou falta de estrutura da Faculdade e ensino deficiente
Ainda em 2012 o professor Caio Túlio Costa escreveu uma carta relatando que a Faculdade reduziu o salário dos professores, a quantidade de alunos espremidos em salas despreparadas para receber quase 60 alunos, a falta de salas climatizadas, a falta de salas de aulas com proteção acústica, a falta de lousas adequadas, a falta de incentivos e parcerias e a inexistência total e absoluta de um sistema de mérito.
O Professor Caio Túlio disse: "Demitir alguém doente é imoral".


Calouro da Faculdade Cásper Líbero do curso de Publicidade e Propaganda foi amarrado a poste (10/02/2014)
http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/11/em-trote-calouros-da-casper-libero-simulam-sexo-oral-na-avenida-paulista.htm
http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/11/em-trote-calouros-da-casper-libero-simulam-sexo-oral-na-avenida-paulista.htm
Muitos estudantes se queixaram de maus tratos aos calouros

Alunos da Cásper Líbero simulam sexo oral na Avenida
Estudantes tiveram que enfiar pepino na boca e esfregado no rosto em alusão a um pênis em trotes humilhantes.

Imagem no Instagram dizia "Vai bixete, chupa! E chupa com amor que é o lema da sua Faculdade.

ENDEREÇO DA CARTA DE REPÚDIO À FACULDADE CÁSPER LÍBERO



ENDEREÇO MANIFESTO PELA ACEITAÇÃO DE TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NAS UNIVERSIDADES

Diz o manifesto
"Pessoas travestis e transexuais abandonam ou são excluídas do ambiente escolar. Instituições Escolares causam uma série de violências contra essas pessoas: verbal, psicológica, física, institucional. São pessoas expulsas de casa, da escola, silenciadas, jogadas para a marginalidade e por fim mortas". As pessoas que conseguem fugir desse destino precisam enfrentar um mundo que tenta incessantemente corrigi-las ou colocá-las de volta no lugar da marginalização, no gueto".


Samuel Silva era o único homem trans da Faculdade

Recentemente o aluno transexual Samuel Silva foi expulso da Faculdade Cásper Líbero. O coordenador da Faculdade Walter Freoa referia-se ao aluno Samuel usando o pronome feminino e nome de mulher para provocá-lo e lembrava-o qual era o seu gênero biológico humilhando o aluno.

A Faculdade que expulsou o aluno trans, manteve na instituição o coordenador Walter Freoa; gerando uma sensação de humilhação pública e exclusão ao aluno trans Samuel; que, ainda, passou receber mensagens transfóbicas pela internet..

https://medium.com/jornalistas-livres/transfobia-e-ass%C3%A9dio-moral-na-casper-l%C3%ADbero-d0abc17372a0

O ex-aluno transexual Samuel Silva tem 22 anos. Na Faculdade Cásper Líbero, ele cursava o 3 ano de Publicidade e Propaganda. No seu facebook ele emitiu uma opinião sobre o procedimento da professora Marina Negri de passar um filme para os alunos assistirem em inglês e sem legendas. 

A professora Marina Negri, poderia reavaliar o seu procedimento, mas levou a questão para toda a classe expondo o aluno. Samuel ficou isolado perante a classe, em um clima insustentável e desestabilizado emocionalmente.

A Faculdade não tinha nenhum programa de inclusão para alunos trans. O aluno já se encontrava esgotado  emocionalmente, após uma intensa batalha na Faculdade pelo respeito ao seu nome social. Em uma reunião convocada pelo coordenador Walter Freoa para discutir o episódio, o aluno Samuel entrou na reunião reivindicando a sua participação e o seu direito de fala, contra a vontade do coordenador que, para humilhá-lo passou a chamá-lo pelo nome de mulher . O estudante saiu do local da reunião irritado e acabou  esbarrando no coordenador do curso Walter Freoa que o tratava pelo gênero feminino.

O aluno pagava para a Faculdade R$ 1.708,46 de mensalidade.

http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/10/estou-assustado-com-medo-de-sair-de-casa/


COORDENADOR WALTER FREOA

Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda
Professor da Graduação e da Pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero
Técnicas de Publicidade e Propaganda
Administração em Publicidade





A MÁ CONDUTA DA PROFESSORA MARINA NEGRI
O diretor da Faculdade Cásper Líbero, Carlos Roberto da Costa, reconheceu a má conduta e a má postura  da professora Marina Negri expondo o aluno transexual Samuel Silva perante à classe e alimentando a divulgação dos fatos decorrentes mesmo após a orientação de aguardar o resultado da sindicância para se manifestar. No Jornal Estadão o diretor relatou que a professora Marina Negri cometeu assédio público ao aluno da Faculdade.

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,casper-libero-decide-expulsar-transexual,1779078


DIRETOR DA CÁSPER LÍBERO CARLOS ROBERTO DA COSTA


O PRECONCEITO NAS ESCOLAS

Travestis e transexuais têm grande dificuldade em permanecer na escola seja como aluno ou como profissionais , justamente por causa desse tipo de perseguição e humilhação que Samuel foi vítima.

Neste ano, 2015, professoras transgêneras competentes foram demitidas de seus trabalhos nas escolas após assumirem suas transgeneridades.

Vereadores e Deputados de muitas cidades brasileiras , precionados pelas igrejas católica e evangélicas, retiraram dos Planos Municipais de Educação o debate de gênero nas escolas que poderia melhorar esta realidade.



Mensagem transfóbica enviada para o Homem Trans Samuel Silva
MAIS MENSAGEM DE ÓDIO
http://www.revistaforum.com.br/semanal/leo-moreira-sa-transfobia-nao-e-assassinato/

Em entrevista à revista Fórum o ator e dramaturgo Leo Moreira Sá falou sobre o caso de Samuel Silva.

Revista Fórum - Na sua perspectiva, o que caracteriza o caso de Samuel como transfobia?

Leo - Transfobia não se constitui só quando uma travesti, uma mulher transexual ou um homem trans é assassinado num crime de ódio. Esse é o último ato de um enredo cruel de tortura e violência cotidiana.

A transfobia são também as pequenas e grandes mortes sociais, quando te tiram a voz, quando desqualificam o seu discurso baseado num modelo hegemônico cisgênero, quando te negam ou negligenciam o acesso a cidadania que temos por direito.

O questionamento da professora não foi apenas para questionar a capacidade intelectual do Samuel - que por si só já seria uma violência -, mas veio revestido com um discurso cruel, no qual se subentende o seguinte pensamento: você não faz parte, porque é inferior e não é normal, e eu te provo isso quando demonstro que, comparado com todos os colegas cis, você é o único que não foi capaz, porque é o único transexual".

Além disso, houve a defesa da professora, mesmo ela estando errada, por parte dos colegas que o isolaram. E, na sequência, Samuel foi "compulsoriamente transferido" e o coordenador que não respeitou sua identidade de gênero permaneceu no corpo docente. Tudo isso é transfobia.

https://medium.com/jornalistas-livres/transfobia-e-ass%C3%A9dio-moral-na-casper-l%C3%ADbero-d0abc17372a0

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
PARA SEMPRE SEJA LOUVADO

19 comentários:

  1. (Um Homem Trans Casperiano): "As escolas existem não para nos ensinar as respostas, mas para nos instigar a perguntar. No entanto o aluno questionador, o aluno inconformado com a realidade que o cerca, o aluno curioso, o aluno sonhador, idealista, o que pensa a frente, o divergente, este tipo de aluno, é massacrado constantemente pelo cis-tema, é humilhado, exposto, ridicularizado, repreendido e, muitas vezes, expulso, se não, segregado e excluído.

    Que tipo de adultos estamos formando? Que tipos de líderes? Que tipos de pais? Pessoas que não questionam o mundo a sua volta, pessoas conformadas, pessoas conservadoras e conformistas, pessoas com mentes fechadas, preconceituosas e mesquinhas, egoístas e individualistas. Não existe mais o sentimento de coletividade, não existe mais confiança, cumplicidade, companheirismo, empatia. Não... Pessoas não se colocam mais no lugar uma das outras.

    O mundo está doente e ninguém está vendo. As coisas estão piores do que muita gente imagina, o buraco é muito mais embaixo. O ódio e intolerância entre as pessoas é real e estrutural, todos fingem não ver, nessa coisa hipócrita e necessária que é a política da boa vizinhança, mas ele existe e está lá, latente. Na primeira brecha ele escapa nas mais variadas formas. E todo mundo trata como se fosse um caso isolado. Nunca é um caso isolado. Se uma mulher morreu ou foi agredida ou o que quer que seja, foi por machismo ou misoginia SIM, se aconteceu alguma coisa com uma pessoa negra, pode ter certeza que tem racismo envolvido, se aconteceu alguma coisa com uma pessoa trans e quem fez esse algo sabia que a pessoa era trans, mano, tem transfobia no meio. Não é consciente, não é declarado e NUNCA alguém vai conseguir admitir, mas existe o preconceito por trás. Isso tudo porque esses preconceitos são estruturais. Estão enraizados na nossa sociedade de tal maneira que ninguém percebe que está reproduzindo tal preconceito quando não é praticamente declarado. Não sou eu que vejo preconceito em tudo, são vocês que não entendem o que é preconceito estrutural".

    ResponderExcluir
  2. (Samuel Silva): "Somos expulsos de casa, da escola, somos silenciados, invisibilizados, jogados para a marginalidade e, por fim, mortos. Os poucos e poucas que conseguem fugir desse destino, que conseguem traçar uma história diferente, precisam enfrentar um mundo inteiro que tenta incessantemente os “corrigir”, ou colocá-los de volta no lugar onde eles e elas “deveriam estar”.

    http://juntos.org.br/2015/10/manifesto-lugar-de-trans-e-na-universidade-sim/

    ResponderExcluir
  3. (Ariel Nobre): "O que tá rolando é: trans não pode ir pra facú. Ah, c jura, né. Bora assinar que o Samuel é ‪#‎transvivo‬ e precisa do nosso apoio!"

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?pv=10&fb_action_ids=1080609138624685&fb_action_types=avaaz-org%3Aparticipate

    ResponderExcluir
  4. (Juliana Rosa): " Pessoal, peço que assinem, para ajudarmos o Samuel Silva a retornar pra universidade. Samuel é homem trans e foi expulso da faculdade após criticar a método de ensino de uma professora, que o respondeu publicamente de maneira extremamente transfóbica. Não podemos aceitar a ação dessa faculdade, já que não houve justiça alguma. Samuel é minoria e precisa do nosso apoio. Ajudem!"

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1080626221956310&set=a.376293289056277.92537.100000268282046&type=3

    ResponderExcluir
  5. Aluno transexual é expulso da Cásper após criticar método de professora
    Estudante se sentiu excluído em prova que exigia conhecimento em inglês.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/aluno-transexual-e-expulso-da-casper-apos-criticar-metodo-de-professora.html

    ResponderExcluir
  6. (Lucas Sellera): "Abaixo assinado para a faculdade rever sua decisão quanto a expulsão do Samuel!"

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?fxmmQab&pv=10

    ResponderExcluir
  7. (Amanda Aguiar): Vamos assinar essa petição para que a faculdade Cásper Líbero reveja sua decisão de ter expulsado o Samuel Silva.
    ‪#‎SomosTodosSamuel‬
    ‪#‎TransfobiaNão‬!

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?spgurib

    ResponderExcluir
  8. (Thiago Uchôa): "Vamos apoiar o colega e amigo Samuel Silva, gente. Ele merece muito mais que desrespeito e transfobia. Vamos fazer questão de que a faculdade não saia impune depois de atitudes tão desprezíveis."
    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?spgurib

    ResponderExcluir
  9. (Mônica Cruz): "Aí gente, vamos assinar essa petição. Todos contra esses idiotas homofóbicos. Peço com muito carinho a ajuda de todos em pró do meu grande amigo Samuel Silva".

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?fcvgEib&pv=10

    ResponderExcluir
  10. (Ariel Nobre): "reza a lenda que a casper líbero é a melhor faculdade de comunicação ever. Comunicação é uma ciência muito complexa pq demanda escuta. O Samuel Silva não foi ouvido. Comunicação pra Casper Líbero é monólodo do poder. ‪#‎transvivo‬ ".

    ResponderExcluir
  11. (Maria Vitória Ramos): "É difícil saber o que criticar primeiro. Mas depois de ter lido todos os posts, comentários, respostas a comentários e as matérias feitas a pior foi a declaração do nosso diretor nesta matéria do Estadão. Inclusive pela influência e peso de suas declarações dentro da instituição, que legitimam atitudes absurdas:
    "Ele veio para ser aluno, e não militante. Nesse caso, ser trans não faz diferença."
    Você mulher que se sentir diminuída, desprezada ou abusada: CALE-SE. VOCÊ TÁ AQUI PRA SER ALUNO. NÃO MILITANTE FEMINISTA.
    Você negro que aqui dentro não se sentir representado e sofrer racismo: CALE-SE. VOCÊ TÁ AQUI PRA SER ALUNO. NÃO MILITANTE NEGRO.
    Você LGBT+ que se sentir ameaçado, desrespeitado ou qualquer tipo de fobia (trans, bi, homo): CALE-SE. VOCÊ TÁ AQUI PRA SER ALUNO. NÃO MILITANTE LGBT+.
    Por que né, o racismo, o machismo e as fobias não influenciam em nada o aprendizado e as possibilidades do aluno.
    Obrigada, diretor! Agora entendi meu papel aqui.
    Vo ficar quietinha, como uma boa jornalista!
    Obs. Esqueci que meu apoio ao meu amigo, com a qual começo todas as minhas manhãs e melhora meu dia, Samuel Silva nao era claro para fora do grupo casperiano. Samuca, você sabe que não sairemos do teu lado.
    Obs2. PRA QUEM QUISER ENTENDER O CASO:
    - A página do Samuel: "Um homem trans casperiano"
    https://www.facebook.com/homemtranscasperiano
    - A carta de repúdio do CAVH, da Frente LGBT+, AfriCásper e da Frente Feminista Casperiana Lisandra: https://www.facebook.com/cavh900/posts/884918424911320
    E ABAIXO ASSINADO PARA ALUNOS:
    https://docs.google.com/…/1GvnzPUkzd1ZsnT9ACEd_-1…/viewform…
    ASSINEM ^ ASSINEM ^
    - Carta de repúdio dos ex-alunos:
    https://secure.avaaz.org/…/Faculdade_Casper_Libero_Reveja…/…
    Reportagens sobre o caso:
    G1 http://g1.globo.com/…/aluno-transexual-e-expulso-da-casper-…
    IG http://igay.ig.com.br/…/aluno-transexual-e-expulso-de-facul…
    G1 http://g1.globo.com/…/aluno-transexual-e-expulso-da-casper-…
    R7 http://noticias.r7.com/…/apos-confusao-com-professora-aluno…"

    ResponderExcluir
  12. (Luana Monteiro): " Faculdade de playboy babaca, não me surpreende em nada".

    ResponderExcluir
  13. (Bruno Portela): "Algumas reflexões sobre o caso do Samuel: 1) A reflexão sobre o elitismo de se exigir inglês fluente em disciplinas da universidade está super correta, é um reflexão que temos que fazer constantemente se defendemos a democratização do ensino. 2) Ele pode publicar o que ele quiser no facebook dele e há não ser que tenha feito alguma ofensa devemos manter seu direito de se expressar. 3) A professora em seu e-mail o expôs para todos os alunos da disciplina e além disso ainda fez afirmações que atribuem sua crítica à ela à falta de "capacidade", ou seja, ela disse a todos os alunos que ele além de ser algo como "reclamão" ainda lhe falta "capacidade", o que só reafirma seu elitismo que o Samuel criticou. 4) Nada, nada mesmo, nem sob a "desculpa" de discordar da opinião dele, nada justifica as ofensas e a transfobia contra o Samuel, principalmente as ofensas que ele tem recebido por parte dos alunos e desse coordenador. Esses casos e quaisquer outros que venham acontecer devem ser apurados seriamente pela universidade junto com a Frente LGBT da faculdade, para que haja punição para os discursos e ações transfóbicas e ofensivas. 5) Se o cara alega que Samuel o agrediu, a faculdade tem obrigação de apurar os fatos seriamente com a participação da Frente LGBT (para que a apuração não seja parcial) e não já ir assumindo isso como fato, divulgando em nota pública e já encaminhando a expulsão do aluno. E inclusive, os encaminhamentos desse caso não devem ser adotados sem uma discussão profunda sobre as pessoas trans na universidade, ou seja, uma punição para um suposto caso de agressão que não seja apurada de verdade e ainda expulse o estudante trans não leva em conta a realidade das pessoas trans e as dificuldades que lhe são impostas no que diz respeito aos estudos (e isso tem a ver também com a discussão inicial da prova com vídeo em inglês sem legenda). Não é a mesma condição de estudo que as pessoas cis e pessoas trans tem, logo, não se deve pressupor "igualdade" na hora de encaminhar as coisas, porque não partem de patamares iguais, inclusive deve se levar em conta também o histórico que a faculdade proporcionou para o estudante trans se adaptar e combater a transfobia, que eu duvido muito que tenha sido como a faculdade alega em sua carta pública. Aliás, Casper Líbero, admitir nome social é obrigação, não é mérito nenhum, ok?
    Enfim, algumas contribuições pra combater coisas que tenho lido por aí. Estou junto com o companheiro Samuca, contra toda e qualquer ofensa e transfobia que tenha sofrido seja por parte de quem for. Estou junto também para exigir sua reintegração ao grupo discente dessa instituição, com garantia de punição para todos os transfóbicos e garantia de que futuras ameaças e retalhações serão punidas. Estou junto pra dizer que nenhuma transfobia vai passar!"

    ResponderExcluir
  14. (Rodrigo Parente): "Vergonha.
    Duvido que si não fosse transexual fariam isso. Como vc falou ja não basta as dificuldades naturais que a sociedade impõe ainda tiram a liberdade dele de estudar e si expressar. Vergonha alheia .Mais uma desse país que todos querem ser politicamente corretos olhando as pessoas la de " cima" e esquecendo o ser humano
    Brasil um país que vc eh julgado pela sua cor, classe social, ropas, ideologias músicais e socias, pelo seu nível de cultura e expressão, país mais preconceito que conheço."

    ResponderExcluir
  15. (Allan Felipe Rocha): "Em apoio ao Samuel Silva. Não vamos aceitar a transfobia nem no ambiente acadêmico, nem em qualquer outro lugar."

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?spgurib

    ResponderExcluir
  16. (Weber Fonseca): "Samuel Silva está no livro ‪#‎lgbtfobia‬, um dos caras mais corajosos que conheci, uma mente brilhante, e SIM, sou todo partidário a ele! Quem se indetificar, assina aí, este cara será um excelente profissional pois é um excelente ser humano!"

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Faculdade_Casper_Libero_Revejam_suas_decisoes_quanto_ao_caso_do_aluno_Samuel_Silva/?fOSRKab&pv=10

    ResponderExcluir
  17. (Talita Nobrega): " É muito triste ver a opinião de alguns alunos. Dá até nojo de ler os comentários no grupo da Cásper".

    ResponderExcluir
  18. (Gigi Gold): "Really? "de braços abertos"? Alimentando o ódio e o preconceito, o chamando no feminino quando ele é mais homem do que qualquer um que estava naquela sala de reuniões, na própria sala de aula?
    Um absurdo que, em pleno século 21, essas coisas ainda aconteçam. Acompanhei a história dele desde o começo, altos e baixos, recaídas, e a coragem que ele demonstrou em frente a tudo o que ele passou na vida é algo que nem todos seriam capazes de ter. Infelizmente, esse é mais um capítulo triste que se segue em seu caminho, uma marca da cultura brasileira que envenena a sociedade atual.
    Então Sammy, Samuel Silva, meu amigo - e tenho orgulho de o chamar assim! -, não se intimide com as ameaças, o ódio gratuito. Como judia, eu sei bem como é o mundo virar as costas quando mais se precisa. Mas pode ter certeza: você não está sozinho."

    ResponderExcluir
  19. (Luciano): "Nossa resposta não será o silêncio. Queremos justiça!"

    ResponderExcluir

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.