sábado, 15 de agosto de 2015

Camila Godoi, professora do Ensino Médio e mulher transgênera, foi demitida por assumir a sua identidade de gênero nas 2 Escolas onde trabalhava há 20 anos.


A professora do Ensino Médio e Superior Camila Godoi foi demitida na virada de semestre de 2015 nas 2 escolas onde trabalhou há 20 anos, o Colégio Anglo Jacareí e o Colégio Cristão de Jundiaí porque os mantenedores de ambas as escolas tomaram conhecimento de que ela é uma mulher transgênera; e,  se preparava para viver, a partir de 2016, publicamente como mulher.

As demissões ocorreram mesmo ela sendo uma profissional respeitada entre os alunos, os funcionários e os demais professores ao longo dos 20 anos. A professora Camila contava com o apoio das pessoas para assumir a sua identidade de gênero a partir do ano seguinte.

Quando souberam da demissão da professora, os alunos começaram uma campanha no Facebook de apoio que se alastrou e tomou grandes proporções.


DEPOIMENTO de Helo Rutfon

"Com 20 anos de docência, Camila Godoi conhecia e entendia seus alunos de forma invejável. Lecionava física com irreverência e clareza, o que a fazia admirada por muitos alunos. Sei que deixou saudade nos tantos alunos que foram se formando por esse caminho. E deixou também tantas outras lições sobre pessoas, sobre respeito e sobre igualdade.

E agora eu tenho certeza ela é capaz de ensinar muito mais, pois livre das amarras que as faziam ser aquilo que não era, todas as suas capacidades seriam redobradas, já que junto a sua competência, andaria a sua felicidade. Mas, infelizmente, essa felicidade incomoda muita gente que não aprendeu na sala de aula, nas redes sociais, em casa ou na vida, que ser aquilo que somos e respeitarmos ao próximo é muito mais importante que os conteúdos escolares.

É triste pensar que a Escola muitas vezes não dá conta de ensinar aquilo que se propõe ainda lá no ensino básico: respeitar o coleguinha. Mais lamentável ainda é ver escolas ensinando o oposto a todos os seus alunos: a intolerância. A brilhante, competente e admirada professora, com 20 anos de docência, ao se assumir mulher transgênera recebe como resposta das duas escolas em que trabalha a demissão. Não é o primeiro caso, mas não podemos aceitar que essas instituições continuem condenando à margem essa população".


DEPOIMENTO de Ana Carolina Oliveira
" Ontem foi dia do estudante e resolvi homenagear a Camila, uma das professoras que fez parte da minha vida escolar. Camila entrava na sala e em dois minutos enchia o quadro com suas fórmulas de física. Enquanto esperava que nós, seus alunos, copiássemos a matéria, ía de carteira em carteira nos cumprimentando pelo nome, olhando em nossos olhos e realmente sendo uma profissional que fazia a diferença. Ainda faz e ainda é.

Escolhi a Camila para homenagear no dia do estudante, pois conheci Camila como Eduardo. Um Eduardo que fazia seus alunos aprenderem num "vapti vaupti" e fazia questão de escrever "vai curintia" cada vez que seu time ganhava. Mas Camila não se sentia Eduardo. Camila se libertou das algemas da sociedade, dos preconceitos e dos esteriótipos. Camila enfrentou e ainda enfrenta desafios que muitos de nós não conseguiríamos, por simplesmente ser quem ela é. Obrigada Camila, por apesar de sofrer transfobia, continuar nos dando essa grande aula sobre a vida, sobre respeito e sobre a felicidade.

Vim convidar você, que leu este post até aqui, para se unir a nós nessa causa e sermos todos Camila. Uma exemplar professora de Física que foi demitida de seus dois empregos por simplesmente não ser Eduardo. Camila, você definitivamente marcou muito além da minha vida escolar. Tenho certeza que muitos "Recordar é viver" serão escritos em novas salas de aulas que você irá lecionar.

Que um dia eu seja uma mulher tão corajosa, tão forte e tão poderosa como você é.
#somostodosCamila


LÍVIA ALMEIDA
"Tive o prazer de trabalhar com a professora Camila Godoi no Colégio e sei que ela é uma pessoa fantástica e com um caráter excelente".


DEPOIMENTO de Cilene Marcondes
"Camila é uma grande amiga. Uma mulher que precisa ser mais forte que todas as mulheres, o que por si já é injusto.

Cá é uma mulher trans. E que há pouco tempo reuniu forças para assumir seu gênero. Por isso, já sofreu todo tipo de perda e medo.

Mas sofrer a pior forma de exclusão em escolas onde ela educou por 20 anos, com excelência e total admiração e respeito dos alunos e colegas é inadimissível. É o oposto de educar. Isso é reforçar toda forma de preconceito, ódio e violência.

Os administradores dessas escolas têm sim o dever de responder legalmente pelo ato misógeno e hipócrita.

Cá, SOMOS TODOS CAMILA!"

DEPOIMENTO de Marylin Lima
" Na escola ela ainda não era Camila. E a escola estava a par da transgeneridade há um tempo. A demissão foi por ela ser uma mulher transgênera sim. Como homem hétero cis, conquistou muito profissionalmente. Agora, como mulher trans, em processo para viver como tal de vez, está vivenciando perdas. Inadmissível".


DEPOIMENTO de Erick Barbi
" Uma profissional que leciona e encanta alunos há 20 anos.
Esta é Camila.
E sua história nas escolas foi interrompida por ignorância e estupidez de quem não compreende as dores de pessoas transexuais.
Ela foi demitida por pura e simplesmente assumir a sua transexualidade.
Eu a conheço pessoalmente e, por questão de meses, não fui seu aluno no colegial. Hoje sou seu amigo pessoal.
É por isso que hoje eu faço parte dessa campanha por ela, pelo direito de trabalhar, de sermos nós mesmos.
#somostodoscamila


DEPOIMENTO de Allan Marrone Marcolino
"Recentemente, uma professora amiga minha foi demitida. Quando eu tive aulas com ela conheci uma professora excelente, sempre muito didática, empenhada e disposta a ajudar os alunos. Isso não mudou desde então. O que mudou foi apenas o gênero com que ela se apresenta. Camila é uma mulher transgênera que foi demitida de escolas em que dava aula porque tinha finalmente encontrado coragem e força para assumir sua identidade. O que essas escolas fizeram ao agir desse modo tem um nome: transfobia. O que elas estão ensinando aos alunos? Que é certo reproduzir a mesma violência que a gente vê todos os dias contra as pessoas trans, marginalizando-as e excluindo-as do mercado de trabalho, desrespeitando as suas identidades e a sua dignidade enquanto pessoas. Não podemos deixar que escolas continuem reproduzindo o pensamento que sustenta esse ódio que exclui, xinga, estupra e mata. Ao invés de colocar essas questões em pauta nas salas de aula, ensinando nossos alunos sobre todas as possibilidades de expressão de gênero e sexualidade, essas escolas estão lhes ensinando o ódio e a exclusão. Por isso hoje eu venho aqui para dizer não à transfobia nas escolas.


DEPOIMENTO de Mariana Pereira
"Graças a professora Camila Godoi aprendi inúmeras coisas que vou poder levar comigo dyrante minha vida toda. Amo ela muito! Diga não à transfobia, #somostodoscamila".


DEPOIMENTO de Gabriela Franciscon
"Camila é uma mulher trans, assumida há pouco tempo.
Camila tinha dois empregos, ambos como professora, quando atendia por Eduardo. Camila não se sentia Eduardo.
Quando cansou de se reprimir e decidiu mostrar às pessoas quem relamente é, foi demitida.
Quantas Camilas ainda terão que perder seus empregos para aceitarmos que nem todos nascem cis-gêneros?
Quanto tempo vamos demorar para entender que não temos o direito de impor a maneira com que as pessoas devem se vestir ou se enxergar? Se a Camila não se sente Eduardo, eu tenho algum direito de desrespeitar isso?
Estamos falando de um SER HUMANO que leciona há 20 anos, já foi primeira colocada geral em vestibulares da UNICAMP e agora está desempregada por causa de preconceito!
Será que agora que ela se veste como mulher (porque ela sempre foi mulher, mesmo que você não entenda/ concorde) ela desaprendeu como ensinar física à seus alunos? Será que agora o seu currículo tem menos valos?
Diga não à transfobia nas escolas, diga não ao preconceito.


Izadora Amaral
"Diante das dificuldades e preconceitos, sinto-me na obrigação de agradecer a professora Camila, dizer que ela é uma excelente professora e pessoa. Graças a toda ajuda seja na química ou me incentivando na vida difícil de cursinho, eu consegui ir muito além de todas as minhas expectativas. Obrigada, espero que a senhora conquiste todos os sonhos, assim como (graças a sua ajuda) eu consegui conquistar os meus".



Carolina Maio Cavalcante
"Eu era aluna dela e super entendo e apoio tudo. Ela é uma ÓTIMA PROFESSORA".


Maria Vanessa M. Cruz
"Homenageando a minha querida amiga e professora Camila Godoi  (Camila Em Flor), por ter sido demitida por duas escolas pelo preconceito".


Leticia Martins
"Eu só queria passar pra deixar minha singela demonstração de carinho, apoio e admiração pela minha queridíssima ex-professora. Um grande beijo". "Tamo junto".
"Me desculpe pelo esboço, linhas tortas e partes inacabadas, faz um ano que não desenho, perdi um pouco a prática, mas me surgiu um momento de inspiração que eu não podia deixar se esvair". (Leticia Martins)


Ex alunos
"Nós, ex alunos, nos posicionamos contra toda e qualquer manifestação de transfobia. Estamos com você nessa, Camila!"


Marcella Hammel Bortolato
"Sempre houve reclamação quanto ao baixo rendimento de outros professores em sala de aula, mas nenhum outro foi demitido até então".


Gileide Oliveira

"Camila é uma excelente profissional. Todos que tivemos o privilégio de estar na sua companhia podemos atestar isso".



Olívia Sato Stella
"Professora super competente, paciente e com uma didática fantástica ..."



Paloma Alvares
"Depois de ver várias pessoas entrando nessa campanha, e depois de ver o triste e transfóbico caso da demissão da minha antiga professora e amiga Camila da escola onde estudava ir parar até mesmo na televisão, resolvi também entrar na campanha Somos Todxs Camila, para demonstrar minha indignação com esse caso tão absurdo, e também para demonstrar o apoio e o carinho que eu sinto não só pela Camila, mas por todxs xs trans, que todos os dias sentem o peso de tanto preconceito não só nas escolas, mas em TODOS os setores da sociedade ... TRANSFOBIA NÃO PASSARÁ!"




Ana Paula Tezin Bezerra
"Quem dera se todos os docentes fossem metade do que a Camila Godoi é: íntegra, esforçada e dedicada.
Eu a admiro e a respeito!"





Juliana Quintino Vieira Galdi
"Fui aluna da Camila de 2005 a 2007 e sou testemunha da sua competência. Gente, sou de Humanas, não sei fazer conta, e perdi a conta (ha!) de quantas vezes ela ficou comigo após a aula me explicando o que quer que fosse quantas vezes fosse necessário até eu entender. E eu entendia.
Sendo assim, como pode uma professora competente e paciente ser demitida única e exclusivamente pela sua identidade de gênero?
NÃO JULGUE O QUE VOCÊ NÃO ENTENDE! Sabe quem fazia isso? Hitler".


A Escola demitiu Camila por um e-mail informando que os alunos não deveriam tomar conhecimento desse lado de sua vida pessoal.


ASSUNTO: Colégio Cristão - IMPORTANTE

Olá, Godoi
Desde o dia em que você, dignamente, nos comunicou sobre sua condição pessoal, venho tentando conduzir o assunto da forma mais "justa" possível, considerando que sua conduta profissional é merecedora de elogios.
No entanto era imprescindível que o sigilo dessa sua condição fosse mantido junto à comunidade escolar, devido aos valores que a instituição escolheu defender quando estabeleceu o nome Cristão.

Sabemos que seus planos de vida já previam o futuro desligamento do Colégio, mas, infelizmente, teremos que antecipar esse fato para esse semestre.

Precisamos formalizar o seu desligamento e, para tanto, poderemos ir ao seu encontro amanhã, no endereço em que estiver. Peço, apenas, que nos comunique qual o melhor horário e local.

Aguardo

Meu eterno abraço

Diretora Pedagógica
Colégio Cristão Jundiaí



Luisa Stern (Advogada)
"Show de horror, pelo fato em si. A demissão da professora Camila Em Flor porque ela assumiu sua identidade feminina e isso violaria os princípios "cristãos" da escola.

Elogiaram a conduta dela como professora e afirmaram que estavam a demitindo por causa da aparência e que não seria demitida se tivesse ficado no armário".


Luiza Coppieters
"Um show de horror atrás do outro, da empresa (autodenominada cristã) à mídia ... Tratam a Camila no masculino ...
... O diretor a trata incessantemente no masculino.
... O delegado que combate o preconceito trata a professora no masculino ...


Fernanda Vedrossi
"O duro é saber que boa parte dos transfóbicos são "colegas" professores"

COLETIVO ABRE ALAS
O Coletivo Abre Alas repudia qualquer tipo de atitude transfóbica. Manifestamos nosso apoio à professora Camila Godoi que foi femitida de duas escolas em que trabalha após se assumir enquanto mulher trans. Quando relatou às direções das escolas que iniciaria seu processo de transição em 2016, uma das instituições a demitiu, alegando corte de gastos, e a outra exigiu que a professora omitisse a sua identidade de gênero. Hoje, Camila luta na justiça pela sua reintegração aos cargos que ocupava. 
Nos posicionamos ao lado da professora. Estamos ultrajadas com essa injustiça transfóbica e queremos a sua reintegração. Todo apoio à Camila!



Lu Martins
A luta dela que foi minha professora, e por sinal excelente, comove a todos e demonstra o PRECONCEITO ainda existente, pois como profissional sempre foi impecável e foi mandada embora. É uma pena. A luta das pessoas transgêneras é sofrida. 



O Vídeo-blog de Camila já alcançou 10 mil visualizações


A professora Camila Godoi confirma que o mercado de trabalho tem um preconceito MUITO GRANDE com as pessoas transgêneras.


Camila destaca a importância de não constranger as pessoas ao nosso redor usando nomes, pronomes e adjetivos de forma inadequada.


A professora Camila  fez vídeos falando sobre a sua experiência como mulher transgênera na internet.


Na internet Camila fez um diálogo respeitoso sobre o tema "transgeneridade".


Camila Godoi explicou que todas as pessoas merecem respeito e amor.



Camila Godoi falou que em qualquer relacionamento afetivo, deve trazer muita paz e muito amor.

Camila falou que ela é apenas ela mesma na sua essência.



"Eu tive o privilégio de estudar numa das melhores universidades do Brasil e do mundo - a UNICAMP - e a oportunidade de construir, ao longo de vinte anos, uma carreira sólida e de sucesso. E, mesmo assim, bastou a minha transgeneneridade tornar-se pública para eu ser humilhada com duas demissões simultâneas. Se, com todos os meus privilégios, eu sofri tamanha violência, é muito importante não esquecermos a maioria da população brasileira - muito mais vulnerável do que eu - que sofre todos os dias com o machismo, o racismo, o capacitismo, a gordofobia, a homofobia, a transfobia e diversas outras formas mais sutis de discriminação e preconceito. Precisamos lutar - todos juntos - para construirmos uma nação mais solidária e tolerante".


A PRÁTICA SISTEMÁTICA E TRANSFÓBICA DA DEMISSÃO DE PROFESSORAS TRANSEXUAIS E O PRECONCEITO NO MERCADO DE TRABALHO. TRANSFOBIA NAS ESCOLAS E NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PARTICULAR. Luíza Coppieters, Camila Godoi, Vitória Bacon, Laysa Carolina Machado, Sangita, Nicolly Bueno, "Natiely", Dávila Medeiros, Mayte Pradocampos, Herbe de Sousa, Thalia Agnys e Faiza Khálida foram algumas professoras 

94 comentários:

  1. Quanto preconceito e ignorância.tirem essa diretora da escola gente.chega de preconceito.

    ResponderExcluir
  2. Não a transfobia nas escolas!
    ‪#‎somostodosCamila‬

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de trabalhar com a Camila Godoi no colégio e sei que ela é uma pessoa fantástica e de um excelente caráter!!!

    ResponderExcluir
  4. Nas épocas de protestos pessoas saiam às ruas a fim de expressar sua opinião e pedir que os corruptos fossem presos afinal " todos são iguais perante a lei " "- porque uns pobres que roubam são facilmente presos mas ricos que roubam escapam imunes " diziam essas pessoas , mas essas mesmas pessoas que erguiam esses cartazes nas ruas , hoje descriminam e tratam como menos uma pessoa que se assume transexual (...) hipocrisia ? Sim , e muita.
    Acho um absurdo essa descriminação , afinal a imagem de cada um só pertence a si mesmo , a felicidade de cada um só depende de si mesmo , todos deviam largar de lado a opinião dos outros e viver a vida feliz do jeito que sempre quis igual fez a Camila Em Flor , uma pessoa que eu não tive o prazer de conhecer pessoalmente mas que já admiro muito por ter tido uma atitude tão corajosa , então para e pense se você não está sendo hipócrita por julgar uma pessoa pela sua orientação , aparência e status , afinal ‪#‎somostodoscamila‬

    ResponderExcluir
  5. Achei lindo a luta da Camila, que ela não desista, não a transfobia!!!

    ResponderExcluir
  6. A transfobia é uma das muitas formas de discriminação, violência e ódio.
    Quando acontece com alguém que nos é muito querido, além da indignação, dá uma vontade louca de comprar a briga (em mim, sempre bate a vontade de comprar brigas justas).
    A Ca é excepcional. Assumir sua transsexualidade, vivendo no interior de SP, deve ser quase tão difícil quanto na Rússia.

    ResponderExcluir
  7. Gente preconceituosa é idiota!!!

    ResponderExcluir
  8. Vivemos em um mundo de aparências no qual as pessoas são tão apegadas à casca que se torna perigoso mostrar a essência. Quando alguém tem coragem de compartilhar seu eu desnudo, muitos logo apontam os dedos e levantam seus escudos hipócritas, com medo de que a revolução os contagie. Para esses, um recado: estamos empoderando a revolução, estamos a cada dia mais perto do respeito e da igualdade.
    O preconceito não passará.

    ResponderExcluir
  9. Um absurdo o que fizeram com a professora Camila.

    ResponderExcluir
  10. Camila Em Flor é uma amiga corajosa, em meio aos preconceitos de nossa sociedade, se assumiu transgênera. O preço foi alto: duas demissões. O motivo: transfobia... Sou contra os preconceitos! Estou com Camila!!!!

    ResponderExcluir
  11. Diga não a transfobia nas escolas!!
    ‪#‎somostodoscamila‬

    ResponderExcluir
  12. É uma outra professora transexual, mas o caso é muito parecido com as outras...

    ResponderExcluir
  13. Mandei mensagens para a página do Colégio não tive resposta, e ainda apagaram minha mensagem e bloquearam a opção de deixar comentários.
    Mandei a mesma mensagem por inbox e ainda não fui respondida.
    Também abri uma discussão no grupo do Anglo em que fui aluna.

    ResponderExcluir
  14. Sinto muito por isso!!! Se na hora que eu for escolher a escola do meu filho eu soubesse que há na escola algum professor (a) transgênero com certeza a escola ganharia pontos comigo por não ser transfóbica e respeitar as diferenças!!!!!.

    ResponderExcluir
  15. Queriam me demitir só por pintar as unhas. Tive que cortar e tirar o esmalte se quisesse continuar empregado. Imagina se fosse uma TRANSformação completa?
    Essas coisas acabam comigo

    ResponderExcluir
  16. Quero escolas que respeitem os seres humanos! E se meu filho for transgenero vao fazer igual?

    ResponderExcluir
  17. Se for Jundiaí cidade do interior de Sao Paulo onde moro, nao era de se esperar o contrario de um povo com uma mente fechada, que acha que todos tem que viver na idade da pedra. Primeiro que sao ignorantes pois confundem identidade de genero com orientacao sexual, e segundo que acham que todos tem que seguir suas doutrinas como se a unica religiao existente fosse a crista. E terceiro que sao ignorantes por nem se quer se preocupar em se informar sobre identidade de genero, homossexuais e nada que nao seja de seus "mundinhos" pena pois todo conhecimento acrescenta e torna o mundo um lugar mais sociavel

    ResponderExcluir
  18. Se a própria diretoria das nossas escolas é preconceituosa ao ponto de demitir uma excelente funcionária, simplesmente por descobrir que ela é transgênero, como esperar que os alunos e outros funcionários respeitem os GLBT? Ainda bem que os alunos e os outros funcionários das escolas onde a professora Camila trabalhava são pessoas de caráter e que respeitam e tem amor e carinho à ela e estão lutando para que ela possa voltar a ocupar seus cargos. Mas quantas e quantas escolas no nosso Brasil, nós vamos vendo o preconceito sendo disseminado e começando, infelizmente, pela própria direção que era quem deveria dar o exemplo de que, independente de sexo, cor, raça e religião, devemos respeitar a todos?

    ResponderExcluir
  19. Já trabalhei em várias áreas e percebi q a área de Educação é a mais preconceituosa q tem.

    ResponderExcluir
  20. Essa BOSTA de escola homofóbica e preconceituosa.

    ResponderExcluir
  21. Fala serio, que maldade! Porq isso? O que vale é o profissional. Deveria processar este colégio isso sim

    ResponderExcluir
  22. Até descobrirem era uma ótima professora, agora q souberam ela não presta mais, isso é inadmissível, q país é esse

    ResponderExcluir
  23. Outra professora trans que a Anglo demitiu só por ser trans. Tá foda, viu? To falando que vou boicotar essa merda

    ResponderExcluir
  24. n somos todas Camila, pois nem todos passaram oq ela passa, preconceito e transfobia (qse sempre) então... Estamos com a Camila

    ResponderExcluir
  25. Se fosse na minha escola já estaria preparando o protesto

    ResponderExcluir
  26. segundo caso que o anglo ta envolvido...

    ResponderExcluir
  27. Fico muito triste com isso.

    ResponderExcluir
  28. Qual é o direito dela como trabalhadora? Isso foi uma demissão por justa causa? Não é bem assim que devia funcionar. Se a professora fosse negra eles poderiam demiti-la também so porque querem?

    ResponderExcluir
  29. Os direitos trabalhistas estão do lado da empresa. Isso chega a ser preconceituoso mas é a realidade, a empresa contrata quem quiser. Ela contrata e demite alguem por raça, orientação sexual, gênero, Xs questões, e pode ser processada mas esses processos quase nunca são ganhos pela pessoa, por falta de provas concretas, então é esse Brasil que temos ... É feio e errado eticamente ? SIM , mas é assim que rola ...
    Muitas pessoas sofrem com isso mas não expõe ...

    ResponderExcluir
  30. Eis mais um caso de transfobia na educação ... se todos pensarem assim, o mundo terá cada vez mais barbaridades. As pessoas não se colocam no lugar de um LGBT. Escola é o local de ensino, educação lá os alunos tem que aprender a lidar com as diferenças e assim formar seres HUMANOS que aceitem as diferenças. E a escola que devia dar o exemplo faz uma merda dessas.

    ResponderExcluir
  31. Esse é o Brasil" que está assim por causa de pessoas que ficam escondendo o preconceito atrás do "sistema" falando "é assim, não adianta é o Brasil é assim, então vamos aceitar isso". Temos que incomodar quem faz uma merda dessas, sim vamos fazer barulho e chamar atenção para essa BOSTA de escola homofóbica e preconceituosa. Sim, vamos incomodar essa porcaria de colégio preconceituoso.

    ResponderExcluir
  32. A empresa privada e a escola pública contrata e mantem trabalhando nas suas escolas quem ela quiser, ela pode demitir a pessoa ou fazer QUALQUER coisa.. basta fazer um relatório, forjar um processo administrativo ; se a empresa é minha , MINHA, eu contrato e demito quem eu quiser, nao gostou? Procura outra escola, nome disso é LIVRE MERCADO, o mercado te dá opções de varias instituições de ensino. A empresa é minha, dinheiro que vai pagar o professor é meu, não tem discussão aqui, eu contrato quem eu quiser. Foi escroto demitir ela após saber que ela é trans? Foi! Mas é direito da empresa garantido por lei, imagina ter que empregar todo Mundo que tu acha que deva permanecer no emprego.. O mundo é preconceituoso e injusto mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A professora Camila Godoi deve ser respeitada. Nós temos um compromisso de fazer do mundo, um lugar melhor para todos.

      Excluir
  33. A empresa continua sendo privada e demitindo/contratando quem ela quiser. As pessoas que se lixem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa deveria ter um compromisso com os valores da convivência , tolerância e promoção de todos os seres humanos.

      Excluir
  34. Hoje já não há diferença do homem moderno em relação a sexualidade, Vamos aceitar o novo. Cada um tem o direto de viver a vida como bem quiser. Hoje somos todos novos homens seja ( mulher, homem, lésbicas, homossexuais, viados, bichas, sapatonas, sem vergonhas, putas ) somos acima de tudo seres humanos temos por obrigação respeitarmos o próximo deixando as preferências sexuais a escolha de cada um, sou a favor da rencontratação da Camila Godoi o mais rápido possível, uma profissional que está a serviço de uma instituição a vinte anos deve ser uma excelente pessoa. Fechado com Camila.

    ResponderExcluir
  35. Horrível. Dá pra por na justiça

    ResponderExcluir
  36. Temos o direito de ser o que decidirmos

    ResponderExcluir
  37. Já ouvi cada história do anglo Jacareí que ficou por baixo dos panos e a administração da escola abafou, mas uma professora trans é
    Inadmissível...
    E se a justificativa for essa história de "problemas comportamentais" acho que vão ter que renovar o quadro todo.

    ResponderExcluir
  38. A rede Anglo está merecendo manifestações mais explícitas sobre a falta de respeito à dignidade de seu corpo docente, especialmente em relação à falta de uma política de proteção aos direitos LGBT.
    Bora partir pra um ato com esses alunos tão empoderados e sensatos? !

    ResponderExcluir
  39. pedofilos, gente mal carater, abusadores, incompetentes, todo tipo de lixo pode desde que seja heterossexual. A involuçao da escola, triste de se ver.

    ResponderExcluir
  40. Pais de alunos e ex alunos também apóiam a professora trasnsexual. Eu mando meus filhos na escola NÃO para aprenderem preconceitos. Lutamos tanto em casa para que respeitem as pessoas, não importa que sejam heteros, trans, gays, negros, brancos, para a escola desconstruir?? Lamentável!

    ResponderExcluir
  41. GEENT que absurdo!
    lamentavél, tenho pena dessas pessoas que fizeram isso com ela!

    ResponderExcluir
  42. Um absurdo fazerem isso com uma professora por um detalhe como esse!

    ResponderExcluir
  43. Pena que não conseguem ver que somos seres humanos

    ResponderExcluir
  44. É isso temos que nos impoderar de nossos direitos. Na educação. Saúde.

    ResponderExcluir
  45. Sou professora universitaria e de ensino medio tambem.., sei bem como é...ainda passo por muitos boicotes dentro do trabalho e sei que querem me demitir também

    ResponderExcluir
  46. A transfobia que mata, pune e dilacera sonhos

    ResponderExcluir
  47. Qual o valor do ser humano? Como compreender sem julgamento a diversidade sexual? No caso da professora, amiga e colega de trabalho Camila Em Flor, as repostas a estas perguntas foram traduzidas em uma ação hipócrita e descabida pela qual ninguém merece ser exposto: a transfobia. Nada justifica sua demissão por duas escolas (Anglo-Jacareí e Colégio Cristão de Jundiaí) em virtude de sua transgeneridade. Compreender a arte de amar para além de qualquer rótulo social é uma tarefa humana que exige em tudo e por tudo RESPEITO!

    ResponderExcluir
  48. Camila Em Flor pessoa fenomenal que vai alem de rotulos
    um exemplo de carater, personalidade e tudo mais
    Tenho um carinho imenso por ela !

    ResponderExcluir
  49. Digo não à transfobia na escola por Camila.
    Diversidade é Civilidade.

    ResponderExcluir
  50. Porque todxs temos direito à escolha de quem queremos ser. Não deveria ser condenável querer ser você mesmx.
    Camila é uma professora maravilhosa, e ninguém que tenha sido alunx dela pensa o contrário. Ainda assim, logo que deu o bravíssimo passo de deixar de interpretar um personagem masculino que todos aprovavam para viver como quem realmente era (coragem essa que eu sinceramente duvido que os opressores teriam), Camila perdeu seus dois empregos. Não havia justificativa, nem sequer desculpas. Não foi levado em consideração o esforço de Camila, a didática ou seus vinte anos de docência. A sociedade simplesmente a varreu para a margem do rio da suposta democracia vigente, de onde espera sinceramente que ela nunca saia.

    ResponderExcluir
  51. Hipocrisias da vida: Escolas deveriam ser o primeiro lugar além de ensinar conteúdos, ensinar o respeito,tolerância e humanidade aos alunos! Aula de hoje : "como ser humano "
    1 -seja humano
    2- todos são humanos
    3- ser diferente de você não é errado ( choquem)
    Homenagem a um ser humano incrível que independente de gênero, merece respeito e igualdade! Camila , Eduardo, Eduardo, Camila... Que os tolos ainda possam aprender muito com ela
    ‪#‎somostodoscamila‬
    Eu digo NÃO à transfobia nas Escolas !

    ResponderExcluir
  52. Não à transfobia nas escolas e nem em lugar nenhum!!

    ResponderExcluir
  53. Essas atitudes não melhora a qualidade da educação.

    ResponderExcluir
  54. Ela é uma ótima professora, o gênero não muda isso, o preconceito sim. Ainda to desacreditada que a demitiram

    ResponderExcluir
  55. Pelo fim da transfobia nas escolas -e todos os outros lugares também.

    ResponderExcluir
  56. Cada um tem o direito de ser o que quiser e ninguém tem o direito de meter o bedelho nisso! O que importa é a capacidade dela de ensinar não o gênero que ela tem!

    ResponderExcluir
  57. Não à transfobia nas escolas !

    ResponderExcluir
  58. "O raciocínio é o único método que nos liberta dos Preconceitos e Estereótipos."
    NÃO à transfobia!

    ResponderExcluir
  59. Chega de transfobia!!!!

    ResponderExcluir
  60. Não a conheço pessoalmente, mas também sou contra o que fizeram a ela! Então também digo: " #somostodoscamila", digo não a transfobia!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Porque todxs temos direito à escolha de quem queremos ser. Não deveria ser condenável querer ser você mesmx.
    Camila é uma professora maravilhosa, e ninguém que tenha sido alunx dela pensa o contrário. Ainda assim, logo que deu o bravíssimo passo de deixar de interpretar um personagem masculino que todos aprovavam para viver como quem realmente era (coragem essa que eu sinceramente duvido que os opressores teriam), Camila perdeu seus dois empregos. Não havia justificativa, nem sequer desculpas. Não foi levado em consideração o esforço de Camila, a didática ou seus vinte anos de docência. A sociedade simplesmente a varreu para a margem do rio da suposta democracia vigente, de onde espera sinceramente que ela nunca saia.
    Mas não foi só a Camila que foi excluída com esse ato. Se uma de nós tem sua liberdade comprometida, todas temos. Todas nos levantamos. Todas somos Camila.

    ResponderExcluir
  62. Não à transfobia nas Escolas!!!

    ResponderExcluir
  63. Por que uma das pessoas mais maravilhosas que conheci e com certeza uma das melhores professoras que qualquer escola poderia desejar não teria lugar para seu exemplar trabalho? Não à transfobia nas escolas!

    ResponderExcluir
  64. luta dificil essa... parece que o tempo passa e as coisas não mudam...

    ResponderExcluir
  65. A Camila é uma das pessoas mais inteligentes, mais competentes e com sensibilidade incomparável que já conheci. O valor de um ser humano está exatamente onde pessoas insensíveis não conseguem enxergar. Encontra-se na alma e no coração!

    ResponderExcluir
  66. Espero que seja bem exposto o nome das escolas e indignaçao quanto a isto!

    ResponderExcluir
  67. Poxa justo hoje que estou viajando?? Ia adorar ver a Camila conscientizando todo mundo

    ResponderExcluir
  68. Mas que filhadaputagem, simples assim!

    ResponderExcluir
  69. Eu não sei como reagir diante de tamanho desrespeito. Embora esse exemplo de atitude grotesca não seja surpresa. Emoticon unsure

    ResponderExcluir
  70. A pessoa pode ser trans. Branca. Preta. Amarela. Alta. Baixa. Gorda. Magra. Feia. Bonita. Dow. PNE. Homo. Hetero. Espirita. Evangelica. Filha de Santo. Chata. Legal. Simpática. Antipática. Acima de tudo merece respeito.

    ResponderExcluir
  71. Infelizmente, até que as pessoas compreendam a condição trans, coisas terríveis como estas irão ainda acontecer... Lamentável.

    ResponderExcluir
  72. Jundiaí, cidade onde muitas pessoas sao ignorantes e nao so confundem identidade de genero com orientacao sexual mas nao se da ao menor esforço de entender mais sobre o assunto, cidade assim como a maior parte do Brasil que vive esses dogmas cristaos como se essa religiao fosse a unica ou como se todos fossemos obrigados a nos adequar a ela. O amor ao proximo fica apenas como uma frase motivacional, ja que nessas horas vemos que esta nao sai do papel. Triste essa realidade no Brasil... bom chega de testao, porem minha indignacao com as leis desse país é enorme, pois deveria ser laico e garantir os direitos basicos a todos os cidadaos!!

    ResponderExcluir
  73. Então a escola se diz Cristã. Eu fico imaginando se a mesma não fosse Cristã...

    ResponderExcluir
  74. Incrível como a felicidade alheia incomoda

    ResponderExcluir
  75. Li no texto que ela foi demitida porque as escolas tinham valores próprios à defender.
    Esse povo esqueceu que os únicos valores defendidos são aqueles descritos pela secretaria da educação?, pela qual defende a diversidade sexual e o respeito ao próximo. Ela deveria processar a instituição de ensino por crime constitucional que defende os direitos iguais e por terem demitido ela como crime hediondo= em função de caráter de gênero

    ResponderExcluir
  76. Infelizmente isso ainda existe o preconceito está sempre presente. Eu também passei por isso mais foi um pouco diferente e é muito ruim.

    ResponderExcluir
  77. Nossa quanto preconceito

    ResponderExcluir
  78. E SEGUE A TRANSFOBIA DE TODO DIA... E MAIS UMA PROFESSORA TRANS FOI COLOCADA PARA FORA DE SEU TRABALHO NAS ESCOLAS... O MOTIVO ? SER TRANS PARA ALGUNS JA SERIA MOTIVO SUFICIENTE PARA ISSO...

    ResponderExcluir
  79. De verdade é uma luta muito difícil essa do preconceito.. creio que ainda vai demorar muito pra essa barreira ser quebrada...parece que ser trans é nojento ou as vezes somos vistas como criaturas incapaz ou imoral...infelizmente...somos seres humanos normais temos emoções reações sentimos sofremos enfim temos sentimentos sim...nos vejam como pessoas...como seres normais..

    ResponderExcluir
  80. estou passada não querem nada de bom pra meninas tts que se esforça pra se forma ter um profissão e acontece isto acho que isto é inveja porque ela é trans e conseguiu chegar onde chegou

    ResponderExcluir
  81. se vc esta na putaria eles esculacha mais ainda se vc esta fazendo as coisas direito somos barradas aff brasil ta por fora mesmo

    ResponderExcluir
  82. Nao e so ela não. Todas nós passamos por coisas terriveis nas escolas..,principalmente de funcionarios escrotos e mulheres recalcadas, eu peito...e nao abaixo a cabeça nem levo desaforo pra casa...

    ResponderExcluir
  83. Um ambiente que deveria primar pela pluralidade, pelo respeito às diferenças . .

    ResponderExcluir
  84. parece que ser trans é nojento ou as vezes somos vistas como criaturas incapaz ou imoral...infelizmente...somos seres humanos normais temos emoções reações sentimos sofremos enfim temos sentimentos sim...nos vejam como pessoas...como seres normais.

    ResponderExcluir
  85. Show de horror e terror, dia apos dia.
    É simplesmente atestado de ignorância desta gente transfóbica e preconceituosa de modo geral.

    ResponderExcluir

NÃO FALTA DINHEIRO . FALTA FAZER O DINHEIRO CHEGAR PARA QUEM PRECISA.